ACISSP

Acissp apresenta projeto de Monitoramento de transporte de cargas

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 29-07-2017 13:07 | 967
Foto: Reprodução

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebasitão do Paraíso (Acissp), promoverá na próxima segunda-feira, (31/7), às 19h no auditório da Associação, encontro empresarial para apresentação do projeto de monitoramento do transporte de cargas.
O roubo de cargas gerou um prejuízo de cerca de R$ 245 milhões às transportadoras em Minas Gerais no ano passado, o que representou um aumento de 15% em relação ao ano anterior, segundo estimativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais. Em todo o país, o prejuízo chegou na casa dos R$ 2 bilhões.
Entre as cargas mais visadas pelas quadrilhas estão os eletroeletrônicos de maior valor agregado, cigarros e medicamentos. Na nossa região, intensifica-se a procura por veículos que transportam café e defensivos agrícolas.
De acordo com o presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos, “o Brasil é o oitavo país mais perigoso do mundo para transporte de cargas. Se excluídas as nações em guerra, como Síria e Sudão do Sul, o Brasil passa a ocupar o topo da lista, seguido de perto pelo México”.
Transportar carga no Brasil é tão perigoso quanto no Iraque ou na Somália, países em que há conflitos armados que se arrastam há anos. Essa é a avaliação de um comitê do setor de cargas no Reino Unido, que listou os 57 países em que é mais arriscado transportar mercadorias. 
“A decisão de novos investimentos de empresários em nosso município considera vários fatores estruturais, e um deles é a segurança. Os roubos, presentes atualmente também na zona rural, afetam frontalmente essa decisão de investimento e compromete o nosso futuro “, alerta Sillos.
A Acissp irá propor o uso de tecnologia de ponta em monitoramento de cargas, em parceria com uma grande marca, de atuação multinacional, visando coibir o avanço dessa criminalidade em nossa região. Os empresários interessados em conhecer o projeto para proteção de suas cargas estão convidados a participar da reunião. A Acissp solicita confirmação pelo e-mail eventos @acissp.com.br.