Neste final de semana acontecem as partidas decisivas do 1º Torneio de Férias de Basquetebol realizado na Arena João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso. A competição que reúne seis equipes mineiras teve início na sexta-feira, 28, e terá neste domingo, 30, a definição das equipes campeãs nas categorias sub-17 e também no adulto. De acordo com o treinador do Paraíso Basquetebol, a iniciativa é uma grande oportunidade de novamente se promover este esporte na cidade, com a presença de boas equipes.
O torneio tem a participação de times representantes de seis cidades. Pela Chave A, estão as equipes do Paraíso Basquete, Projeto Águios (Belo Horizonte) e Basquete Conceição. Na Chave B, foram selecionadas Uberlândia, CPN/Passos e Muzambinho, na modalidade Sub-17. Já entre as equipes adultas, estão na Chave A, Paraíso, Lins e Monte Santo de Minas, enquanto que na Chave B, estão Uberlândia, Passos e Muzambinho.
De acordo com Lucas Alves os últimos dias foram de bastante movimentação e trabalho para acertar todos os detalhes da organização da competição. “Foi uma grande correria para deixar tudo preparado para receber os visitantes e termos um fim de semana especial para nós amantes do basquete”, conta. Ele destaca os times de Uberlândia e Lins que já são bastante conhecidos no cenário nacional. “Nossa expectativa é de que teremos muitos bons jogos e que a torcida compareça para prestigiar mais este evento na Arena”, ressalta.
Os atletas visitantes estão hospedados nos alojamentos da própria Arena. “De maneira geral são equipes que estão competindo no mesmo nível. Será um grande desafio para os nossos atletas. É um intercâmbio interessante pelo aprendizado que vai ficar, por serem escolas diferente de basquete e que estão medindo forças aqui na cidade”, acrescenta o treinador de Paraíso.
Após as finais dos jogos da Lidarp, as equipes de Paraíso continuaram treinando forte e os atletas estão com boas expectativas para a disputa deste torneio. “O time Sub-17 está em um ritmo de treino muito bom e intensificamos as atividades pela facilidade das férias escolares. O time adulto vem melhorando o ritmo de treino, obtendo mais conjunto”, observa Lucas. Ele acredita que será uma competição forte e pretende entrar em quadra para disputa de igual para igual. “Tudo isso é muito bom para o projeto do basquete que está retomando na cidade, diga-se de passagem com força total”, enfatiza.
FORA DE QUADRA
Além dos jogos em quadra o grupo de atletas do Paraíso Basquete tem participado de várias ações de cunho social. A mais recente delas foi no final de semana através do Projeto Agita Férias, promovido pelo vereador Vinício Scarano. “É um trabalho muito interessante para a formação cidadã destes jovens, valorizando o apoio à comunidade, um jeito bacana de socializar e aprender um pouco com cada ação que é realizada”, finaliza o técnico da equipe local.