Um projeto piloto e inédito da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil deve ser implantado em breve no município para realizar o videomonitoramento dos principais pontos e cidade. A secretaria deve usar um sistema já existente e, por meio da rede de internet distribuída no município, o Paraíso Digital, criar links com imagens feitas por câmaras instaladas em pontos patrimoniais da cidade que poderão ser verificadas por representantes de agências bancárias e também alimentará a central da Guarda Municipal.
Conforme explica o secretário Miguel Félix, o objetivo é já aproveitar o videomonitoramento existente uma vez que o projeto inicialmente pensado pela secretaria e orçado em cerca de R$ 390 mil ficaria muito caro para o município arcar. Com esse monitoramento, além do reparo e modernização de equipamento de vigilância que já existente, as imagens alimentarão uma central na sede da Guarda Municipal, que por sua vez alimentará tantos os GMs quando a própria polícia com informações que possam ajudar a identificar indivíduos em atitudes suspeitas; representantes bancários também terão acesso às imagens.
“O recurso para o projeto que estávamos planejando fica muito caro, porém hoje temos dentro da prefeitura uma rede de internet distribuída em toda a cidade, o Paraíso Digital. Hoje estamos fazendo um teste, é um projeto pioneiro e será um projeto piloto que iremos testar. Iremos mandar para cada representante de banco um link com o monitoramento feito por meio das câmeras de que já existem instaladas no município nos postos patrimoniais”, elucida o secretário.
Além disto, o secretário informou que há equipamento em manutenção que será instalado nos polos de saída e entrada da cidade. “Há uma speed dome que está em manutenção e vamos instalar no polo de entrada e saída da cidade para que possamos fazer esse teste. Iremos mandar o link dessa transmissão para os representantes das instituições financeiras para eles verem a viabilidade do sistema”, acrescenta.
Miguel relata ainda que o equipamento que existia instalado e que foi conseguido para o município na gestão da então prefeita Marilda Melles, também será reaproveitado. “Esse equipamento ainda está em funcionamento, inclusive o monitora-mente é realizado pela Guarda Municipal na sede da 20ª Cia PM Ind., hoje esse sistema está obsoleto, se estragar não tem como dar manutenção; nossa intenção é aproveitar a estrutura já existente como postes e cabeamento e modernizar o sistema e integrar para o nosso videomonitoramento que vai ser na sede da GM”, destaca.
Deste modo, a própria guarda municipal irá operacionalizar o sistema, passando as informações tanto aos guardas que estarão nos postos patrimoniais realizando vigilância de rotina, quando para a Polícia Militar.
TRÂNSITO
Miguel ainda fala do processo de municipalização do trânsito, cujo convênio se encontra atualmente em processo de análise na Secretaria da Fazenda. “Estamos usando Associação Mineira dos Municípios, através do prefeito Walker, que tem autonomia de cobrar o andamento do convênio. Enquanto não retornar para nós não tem como fazermos nada, estamos com as mãos atadas. Eles precisam fazer a leitura e analisar toda a nossa estrutura, por sua vez deve encaminhar esse convênio para a Secretaria de Planejamento, e após para o Detran”, elucida.
Assim que isso acontecer e o município tiver o credenciando aprovado junto ao Detran, a Secretaria terá condições de desenvolver o projeto da municipalização que vem sendo cobrado há anos em Paraíso. “Se tudo correr bem, isso deve acontecer o mais rápido possível. A minha expectativa é que até outubro já tenhamos informações mais concretas”, completa o secretário.