OPINIÃO - Mariano Bícego

Heróis Ordinarios

Por: Mariano Bícego | Categoria: Cultura | 03-08-2017 21:08 | 1246
Foto: Reprodução

Em meio a uma invasão cinematográfica de super heróis, com suas peripécias e invulner-abilidades, poderes especiais e parafernália eletrônica que justifiquem os efeitos especiais e atraem o espectador comum, é um sopro de inteligência ver que ainda existe vida além do Universo Marvel.
Digo isso por conta do lançamento de produções recentes para as telinhas e telonas, que tem como foco a segunda guerra mundial, com enredos inspirados em ações reais de heróis improváveis e ordinários.
Esses personagens verdadeiros agiram no calor do conflito, movidos por razões diversas, e sem nenhuma pirotecnia fizeram a diferença.
No recém lançado " Dunkirk", a história fala do resgate de mais 380.000 soldados britânicos, franceses e belgas encurralados pela máquina de guerra alemã nas praias de Dunquerque, cidade francesa no litoral do Canal da Mancha em 1940.
O resgate só foi possivel  por conta da ação de pessoas comuns,  marinheiros de final de semana em seus pequenos barcos que prontamente atenderam ao chamado da nação em perigo e buscaram os seus soldados em desespero do outro lado do canal. Construíram uma vitória na derrota e permitiram a continuidade da luta contra a Alemanha.
O filme conta a história de pequenos e anônimos gestos, que se tornaram grandiosos na escrita da história. Sem usar muitos efeitos especiais e sem espirrar sangue nas telas,   o diretor Cristopher Nolan fez um filme maior, sobre esses heróis ordinários.
Outras produções lançados há pouco tempo também tem esse viés e o acesso via internet a esses filmes os torna fáceis de serem vistos, para nosso deleite.
O russo "28 de Panfilov" toca no mito dos soldados que salvaram Moscou - e a Rússia - do avanço nazista. 
O italiano " In Guerra per Amores" toca (e provoca)  na delicada questão da colaboração da máfia com as forças americanas na invasão da Itália e consequente influência nos rumos da Itália pós guerra.
O britânico " Finest Hour" mostra como os britânicos transformaram   Dunquerque numa vitória , usando o próprio cinema, num delicioso filme dentro do filme.
Todas essas produções tem vários pontos em comum, como a temática de guerra, a propaganda como arma, foco em personagens desconhecidos e principalmente, ações decisivas de heróis ordinários.
Valem o ingresso.
mabicego@hotmail.com