A VII Conferência Municipal de Assistência Social de São Tomás de Aquino, teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento aconteceu no salão nobre da Escola Municipal Santo Tomás de Aquino.
Em 2005 é instituído o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, inspirado nos moldes do SUS. Em 2011, o SUAS se consolida como lei. Ele organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
A assistente social Silvia Helena Ozelin em sua fala durante a Conferência disse sobre o trabalho desenvolvido pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – em São Tomás de Aquino, que tem como responsabilidade a oferta de Proteção Social Básica.
Grupos que não conseguem ter acesso às necessidades básicas do dia a dia: alimentação, moradia, principalmente por causa do desemprego e falta de renda necessitam receber os serviços da assistência social. A assistência social não se faz por si só, realiza-se em conjunto com a Saúde, Previdência Social, juntamente com a Educação e as Entidades da cidade. Só o trabalho em conjunto, possibilita obter resultados positivos na vida das pessoas que são os usuários do CRAS