No dia 5, a Academia Paraisense de Cultura realizou, no anfiteatro do Colégio Paula Frassinetti, a já tradicional Festa em Homenagem ao Escritor Paraisense. Esta, que já é uma data permanente no calendário oficial do município, teve como tema “Literatura e Cinema”. Representando todos os escritores paraisenses, foram homenageados nesta 5ª edição o Acadêmico Sebastião Pimenta Filho e a poetisa Edmée do Amaral Dias Gonçalves (póstuma).
A parte artística da festa brindou aos presentes com temas musicais inesquecíveis da sétima arte. Os acadêmicos discorreram sobre os filmes e seus respectivos temas musicais. Na sequência acadêmicos, honorários e artistas convidados brilharam em variadas apresentações. “Suplício de uma saudade ganhou interpretação ao piano pela Acadêmica Edyna Maldi Borges. “Dio come ti amo”, ganhou voz da Acadêmica Roselisa Soares Dramis Tubaldini. “Suave é a noite”, foi rememorada ao piano pela Acadêmica Miriam Lauria Mantovani. “Fale Baixinho” tema de “O Poderoso Chefão” foi interpretada pelo conjunto Paraíso em Seresta. O tema do clássico “Melodia Imortal” foi executado ao piano a quatro mãos pelas Acadêmicas Miram Lauria Mantovani e Maria Ofélia Tubaldini Scarano. O clássico infantil “A Bela e a Fera” ganhou interpretação do Acadêmico Alexandre Cavallero Silva Dias e alunos do Projeto Canção em Ação. O aclamado tema de “O Guarda Costas” ganhou bela interpretação da cantora Denise Gonzaga. “Você não me ensinou a te esquecer” tema do filme brasileiro “Lisbela e o Prisioneiro” foi lembrado pelos Acadêmicos Honorários André Cruvinel e Markus Vina.
Todo o talento e personalidade da cantora Elis Regina, transportado recentemente ao cinema com o filme “Elis”, foi rememorado com a canção “Como nossos pais”, pela Acadêmica Honorária Ziara Clementoni. Ary Barroso e sua antológica “Aquarela do Brasil” tema do filme “Melodia Imortal” fechou esta noite especial com o Coral da APC sob regência da Maestrina Acadêmica Miriam Lauria Mantovani.
E viva a cultura paraisense!