50 VAGAS

35ª SRE oferece 50 vagas no curso de formação para Conselheiros Escolares

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 07-08-2017 14:08 | 1814
A oferta abrangerá 16 SREs, com 50 vagas cada uma, e as inscrições vão até o final de agosto
A oferta abrangerá 16 SREs, com 50 vagas cada uma, e as inscrições vão até o final de agosto Foto: Reprodução

A SEE (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais), em parceria com o MEC (Ministério da Educação) abrirá em 2017 mais uma oferta do Curso de Formação para Conselheiros Escolares. A iniciativa tem por objetivo estimular e fortalecer a participação dos conselheiros escolares na gestão democrática da escola, contribuindo na construção de uma educação de qualidade para todos. Serão oferecidas 800 vagas distribuídas em 16 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), sendo que na zona de abrangência da 35ª SRE (Superintendência Regional de Ensino) foram disponibilizadas 50 vagas. 
As inscrições podem ser feitas até o final do mês sendo que a previsão é de que o curso de formação tenha início em 2 de outubro. Participarão deste projeto 13 regionais de ensino, incluindo a de São Sebastião do Paraíso que e responsável pelo atendimento em 16 municípios da região. Representantes destas SREs participaram, na terça-feira, 1º de agosto de uma videoconferência com a Diretoria de Projetos Especiais e a Coordenação Regional do Colegiado Escolar.
Este será o quarto ano de oferta do curso em Minas Gerais. O atendimento das SERs foi progressivo desde 2014, de acordo com a disponibilidade das vagas que são distribuídas pelo MEC para as rede municipais e estadual. Em 2014, participaram do curso 9 SERs, em 2015 foram 10, em 2016 foram 12 e neste ano outras 16 SRE, de forma a completar a oferta do curso para a totalidade das 47 Superintendências.
O curso possui carga horária de 40 horas, sendo 28 a distância e 12 presenciais distribuídas em três encontros. A capacitação é direcionada a membros dos colegiados escolares das escolas públicas estaduais do município sede das regionais de ensino, para não gerar gasto de recursos financeiros referente ao deslocamento do tutor para participação nos encontros presenciais.