OPINIÃO - Mariano Bícego

Contrastes

Por: Mariano Bícego | Categoria: Cultura | 16-08-2017 14:08 | 1217
Foto: Reprodução

Mais uma vez estou na encantadora Praga, capital da República Tcheca e terra que abrigou pessoas marcantes na história mundial, tais como Albert Einstein, Franz Kafka e Milan Kundera.
O país, jovem no cenário mundial, tem, no entanto, um passado vasto, repleto de conflitos, conquistas, derrotas e vitórias no campo político e histórico da Europa.
Muitos feitos para uma pequena nação. Seu território é 11 vezes menor que Minas Gerais e sua população, metade dos mineiros.
No entanto a riqueza que produzem e a qualidade de vida que possuem não parece ser a de um estado recém saído do regime comunista, inclusive passando por conflitos terríveis, como a chamada Primavera de Praga, quando os tchecos enfrentaram os tanques soviéticos.
Os tchecos vivem hoje um verão de prosperidade, com a população jovem celebrando a vida, trabalhando com afinco e prosperando, enquanto as gerações mais velhas curam antigas feridas, com orgulho do que construíram e conquistaram, base para o fortalecimento da nação tcheca.
O que estamos vendo por aqui é uma nação em marcha, firme e resolutamente.
E ao vermos isso fica um misto de alegria e medo.
Alegria por podermos testemunhar tanta coisa boa, mesmo que seja por pouco tempo.
Medo por ter de encararmos a dura realidade brasileira, tão distante de tudo isso aqui.




mabicego@hotmail.com