CRÔNICA HISTÓRICA DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO:

Associação dos Ex-Alunos do Ginásio Paraisense – Parte 2

Por: Luiz Carlos Pais | Categoria: Cidades | 20-08-2017 21:22 | 1275
Foto: Reprodução

 




No dia 10 de dezembro de 1944, no salão nobre do Ginásio Paraisense, com a presença do bispo diocesano Dom Hugo Bressane de Araújo, entre outras autoridades civis e militares de São Sebastião do Paraíso, MG, foi realizada a assembleia geral de criação e aprovação dos estatutos da Associação dos Ex-Alunos do Ginásio Paraisense. Na ocasião discursou o Irmão Teodoro, que saudou a honrosa participação do bispo, cuja presença sinalizava prestígio à nova entidade que se propunha trabalhar para o bom desenvolvimento do Ginásio Paraisense e da instrução secundária de modo geral.
Em seu discurso, Irmão Teodoro expressou o seu entendimento, em sintonia com as ideias da chamada “educação integral”, segundo a qual educar consistia em “transmitir espiritualmente a própria personalidade em todo o seu complemento, não somente no que diz respeito aos conhecimentos especulativos, mas principalmente no que interessa ao procedimento moral e princípios de ação”. O objetivo da Associação, conforme explanou o referido Irmão Teodoro, era “promover ações regulares para favorecer o intercâmbio de ideias e interesses entre os ex-alunos e entre esses e seus antigos mestres; desenvolver entre os associados o espírito de colaboração e auxílio mútuo, bem como auxiliar os estudos dos filhos de ex-alunos pobres.” 
A primeira diretoria da Associação ficou assim constituída: Carlos Grau (Presidente), Manoel Palma Vieira (Vice-Presidente), Benedito Ferreira Calafiori (Secretário), Napoleão Joele (Tesoureiro), compondo o conselho diretor: Dr. Lucas de Souza Dutra, Dr. Luiz Pimenta Neves, Dr. José Sieiro Porto e Dr. João Resende Pimenta. Assim que presidente foi empossado, assumiu os trabalhos da Assembleia Geral, dando posse aos demais membros da primeira diretoria.