PROJETOS

Vereadores discutem projetos e levantam demandas em sessão da Câmara

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 23-08-2017 08:08 | 1563
Vereador José Luiz do Érika disse que Câmara precisa analisar o que é prioridade em relação a projetos do Executivo
Vereador José Luiz do Érika disse que Câmara precisa analisar o que é prioridade em relação a projetos do Executivo Foto: ASSCAM

Em sessão da Câmara Municipal de segunda-feira (21/8), vereadores levantaram diversas demandas de munícipes que reclamam, principalmente, da situação do trânsito em São Sebastião do Paraíso, entre elas áreas de estacionamento e pavimentação de vias. Além disto, dando andamento na pauta da reunião, entre os projetos que estavam em tramitação, um foi arquivado e outros dois que envolvem vale-alimentação e folga a servidores, foram pedidos vistas para análise e discussão com o Sindicato dos Servidores Público Municipais de São Sebastião do Paraíso (Sempre).
Entre os projetos que foram discutidos em sessão, um deles, de autoria do vereador José Luiz das Graças para implantação de rede wifi nas escolas municipais, foi arquivado a pedido do próprio vereador que justificou que não haveria necessidade. Segundo ele, as escolas já dispõem de tal ferramenta e caso houvesse alguma necessidade, bastaria os diretores solicitarem à Secretaria Municipal de Educação para que houvesse implantação, destacou.
Entre os projetos que estavam em tramitação na Casa, dois foram retirados novamente de pauta por pedido de vistas, um deles pelo vereador José Luiz. O primeiro projeto, de autoria do Executivo Municipal, seria para conceder um dia de folga ao servidor público no dia do seu aniversário. A proposta teve parecer favorável da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação, mas não foi assinada pelo vereador, que também é membro da Comissão e se manifestou contrário ao projeto.
"Eu gostaria de pedir vista do projeto e requerer que fossem enviados ofícios aos secretários e chefes dos departamentos para que repassassem à sociedade garantia de que nenhum momento ela será desassistida e que não terá falta de médicos nos postinhos e na UPA", defendeu Zé Luiz. O vereador disse ainda que não teria problema nenhum em votar favorável, mas tendo em vista o interesse coletivo, é contrário a proposta.
Ele disse que não vê problema em conceder um dia de folga a esses servidores, mas que a Casa precisa analisar o que é realmente prioridade. Ele reinterou ainda que secretários e chefes de setores da prefeitura fossem à Câmara "para colocar no papel que a proposta não terá impacto financeiro como foi dito nos corredores", e que seu voto será a vontade da população.
O vereador e presidente da Casa, Marcelo de Morais, também se manifestou sobre a proposta. Ele disse que o servidor sofreu muito com a gestão passada tendo ficado desmotivado e que um dia de folga seria uma maneira de "massagear" o ego do funcionário, mas destacou que as falas do vereador José Luiz são válidas e que o município tem que garantir que a prestação de serviço não será prejudicada com esse projeto de lei.
Marcelo destacou ainda que outro projeto, que concede auxílio alimentação a servidores traria muito mais benefícios ao servidor que o projeto questionado pelo vereador José Luiz das Graças. Sobre a questão do auxilio alimentação, o projeto que se encontrava sob pedido de vista pelo vereador Vinício Scarano, o presidente da Casa disse que também pediria vista para discutir a questão com o Sempre. "O que nós precisamos deixar claro, é que ninguém é contra o funcionário, mas estamos aqui para defender o interesse de todos", acrescentou.
Ainda sobre o projeto, que entraria para primeira votação, o vereador Vinício comentou que no seu entendimento a legislação vigente contempla o projeto de lei enviado à Câmara, mas que se foi um pedido de uma reunião entre o Sempre e a Prefeitura, que respeitaria e que votaria a favor, mas sugeriu o arquivamento.  O presidente da Casa disse que para preservar o direito de todos, convocaria o Sindicato para poder alinhar as discussões e pediu vista para se reunir com o Sindicato e decidir se o projeto será votado ou não. 




DEMANDAS
Entre as demandas para mudança no trânsito, o vereador José Luiz das Graças solicitou que fosse feito um reestudo da área de demarcação de embarque e desembarque na Avenida Central, em frente a um comércio, lado oposto da Escola Municipal Professora Alice Naves. De acordo com o vereador, essa área estaria prejudicando um comércio e colocando alunos em risco que, devido a interdição que acontece na via que passa em frente à escola em horário de pico, estudantes têm que atravessar a via da mão-esquerda que tem maior movimentação de veículos nestes horários.
Já o vereador Luiz Benedito de Paula, solicitou aos órgãos competentes que coloquem placas de "dê à preferência" nas rotatórias da Zezé Amaral, que não estariam sendo respeitas por condutores da via. O vereador também solicitou a ampliação de oferta de vagas nas creches existentes ou construção de outras duas unidades no município, para atender demanda de mães que por não terem com quem deixar suas crianças, estão sem trabalhar.
Outra demanda levantada pelo vereador Luiz de Paula, foi a manutenção da estrada rural de acesso a fazenda da fábrica da Mandioca Matheus. O vereador solicitou ao setor de Obras da Prefeitura que fosse usado cascalho na via, tendo em vista que a situação, que já foi matéria do Jornal do Sudoeste, não seria boa, principalmente em período de chuva, prejudicando o trânsito de caminhões da empresa que já teria, inclusive, proposta para construir a fábrica em outros municípios.
A vereadora Cidinha Cerize ressaltou as cobranças que já vinham sendo feitas pelos vereadores José Luiz e Luiz de Paula e destacou que é conhecimento de todos que existe uma programação para a operação "tapa buraco", mas que fosse repassado aos vereadores como estaria sendo executada essa programação e qual será a programação para o Jardim Coolapa, onde situação é bastante crítica. 
O vereador Sérgio Aparecido (Serginho) também fez referência a vias públicas que necessitam reparos, e solicitou ofício ao deputado Cássio Soares, reivindicando que ele se interesse junto ao Governo do Estado para conseguir massa asfáltica.