A Paniculite é a inflamação e necrose da gordura subcutânea ou intra-abdominal. Ela pode ser doença primária (Paniculite Nodular Estéril Idiopática) ou pode ser secundária a traumatismo físico ou químico, corpo estranho, infecções, doença pancreática, hipovitaminose E e doença imunomediada.
Os sinais clínicos da Paniculite Subcutânea: formação de nódulos profundos e firmes a flutuantes, em grupos ou solitários, que se rompem e drenam um líquido oleoso de cor escura e aspecto sanguinolento. Frequentemente essas lesões são dolorosas e muitos pacientes apresentam febre, anorexia (perda total de apetite), letargia e linfoadenopatia regional (aumento dos linfonodos).
Os sinais clínicos da Paniculite Intra-abdominal são: dor generalizada ou abdominal, febre, letargia, anorexia e perda de peso, podendo também estarem presentes distensão abdominal ou uma massa intra-abdominal.
Gatos com Paniculite devem ser investigados pelo Médico-veterinário quanto à causa subjacente, embora seja muito comum a doença idiopática (sem causa definida).
Durante o exame o Médico-veterinário examinará o paciente à procura de ferimentos profundos, drenantes e dolorosos. Uma boa conversa com o proprietário também é de grande valia, pois é necessário saber dados sobre o ambiente do gato, sua alimentação e seu estilo de vida. Outros exames diagnósticos, como ultrassonografia abdominal, exames de laboratório e biópsia são armas que podem ser usadas para elucidação do caso.
O tratamento consiste em identificar e combater a causa subjacente (nos casos em que há como descobri-la). A excisão cirúrgica para remoção completa pode ser curativa para alguns casos.
*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS
– médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)