Realizada na cidade de Franca a 4ª Etapa da Liga do Enxadrista 2017, tradicional competição criada em 2011 pelo Prof. José Sousa Jr, de Catanduva.
A prova contou pontos para o ranking nacional e internacional de xadrez rápido e reuniu número expressivo de 150 jogadores das cidades de São José do Rio Preto, São Sebastião do Paraíso, Bauru, Itaú de Minas, José Bonifácio, Tabapuã, Piracicaba e Franca.
O torneio foi realizado nas belíssimas instalações do SESI e arrecadou meia tonelada em arroz entre doações e inscrições de jogadores avulsos. Os donativos foram encaminhados a instituições beneficentes de Franca.
Com o apoio decisivo da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso, uma delegação de 13 jogadores do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso esteve presente ao torneio.
Destaque para o confronto na rodada final entre os paraisenses Dwlyan Santos e Gérson Peres, que ao empatarem a partida depois de muita luta garantiram o título principal do evento a Paraíso. Também na categoria absoluto o enxadrista Daniel Monteiro teve uma ótima performance com 5 vitórias e apenas 1 derrota.
Entre os jovens, Andrew Duarte (sub10) e Ricardo Santos Jr (sub12) mostraram muita força técnica ao fazeram 5 pontos em 6 e 5,5 pontos em 6, respectivamente.
Vitor Campos, da categoria sub16, foi a sensação nas primeiras duas rodadas ao empatar com Breno Pimenta e vencer Lucas Branquinho, jogadores titulares da equipe de Franca no adulto.
O balanço da participação dos enxadristas de Paraíso não poderia ser mais positivo. Na realidade chega a ser até surpreendente, pois esta é apenas a terceira viagem que fazem para disputar eventos na região este ano (antes jogaram tão somente em Serrana e Araraquara). Em geral, para ter os resultados expressivos apresentados pela delegação no último sábado, as equipes normalmente vão a torneios quase todos os fins de semana para ganharem força prática e crescerem tecnicamente no confronto com jogadores de outras cidades.
Confira os resultados dos paraisenses:
No geral:
Campeão: MN Gérson Peres Batista.
Terceiro lugar: Dwlyan Santos.
Quinto lugar: Daniel Zotelli Monteiro.
Nas categorias:
Sub10:
Campeão: Andrew Santos Duarte.
Sub12:
Vice-campeão: Ricardo Amador dos Santos Júnior.
Quinto lugar: Luiz Flader Aparecido de Souza.
Sub 16:
Quinto lugar: Vinicius Santiago Silva Alves.
Sexto lugar: Vitor Salgueiro Canoas Campos.
Oitavo lugar: Pedro Augusto Soares Reis.
Feminino:
Vice-campeã: Larissa de Oliveira Campos.
Também tiveram boas atuações: Diego Donizette Ferreira, Ivan Vilaça dos Santos e Paulo Henrique Rocha Pereira.
Acompanhou a delegação Luciana de Souza Rocha Pereira, mãe do enxadrista Paulo Pereira, que colaborou decisivamente para a ótima cobertura fotográfica da equipe.
A cobertura completa da prova em Franca pode ser vista acessando o site do CX SSP: www.cxssp.com.br.