A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, em parceria com a Prefeitura, implantou há cerca de dois meses o serviço de oftalmologia para atender a demanda reprimida do município. Antes, pacientes eram encaminhados para outras cidades.
As consultas oftalmológicas ambulatoriais na Santa Casa começaram no início do mês de julho e nesta semana as primeiras cirurgias eletivas de catarata já foram realizadas no Hospital. Até então, o município não tinha o serviço credenciado e a implantação foi possível porque a Santa Casa está inserida na rede de Saúde do Município.
Após o credenciamento do serviço, o Estado disponibilizou recursos para a realização das cirurgias e a Santa Casa contratou o médico oftalmologista Fernando Silva Moura, que atende as terças e quartas-feiras no ambulatório do Hospital.
O município tinha uma lista com 80 pacientes na fila de espera para fazer a remoção de catarata. Todos passaram por reavaliação do especialista e, neste primeiro momento, 24 deles estavam aptos a passar pelo procedimento cirúrgico, que foi realizado na última segunda-feira, dia 28.
As cirurgias foram realizadas pelo oftalmologista Fernando Moura e outros dois médicos que compõem a sua equipe, no entanto o corpo de enfermeiros, técnicos, auxiliares e anestesistas é da própria Santa Casa.
As cirurgias não estão sendo em forma de mutirão e sim gradativas, para que seja prestado um serviço de melhor qualidade, que possa proporcionar mais conforto e eficácia aos pacientes. Serão realizados outros momentos de cirurgias oftalmológicas assim que os pacientes estiverem aptos a passar pelo procedimento: com todos os exames prontos, diabetes controlada e outros quesitos que são exigidos para a cirurgia.
A expectativa é que a Santa Casa realize cerca de 150 consultas oftalmológicas por mês, atendendo toda a demanda do SUS.