SAÚDE ANIMAL

Gatos: Arranhaduras

Por: Rogério Calçado Martins | Categoria: Saúde | 30-08-2017 10:09 | 1531
Foto: Reprodução

Vários proprietários de gatos reclamam de certos comportamentos de seus "bichanos" quando estes estão dentro de casa. Alguns arranham móveis, cortinas e tapetes, outros tiram um cochilo em cima da geladeira e por aí vai. Mas será que podemos entender o porquê dessas atitudes? A Medicina Veterinária para Felinos ainda está em evolução e, portanto, nem todas as questões relativas à esses animais podem ser respondidas. 
Esteja o gato solto na natureza, em uma fazenda, em uma mansão ou mesmo em um pequeno apartamento, a questão não é o animal adaptar-se ao local, mas sim "o local adaptar-se à ele". Isso pode parecer ridículo para alguns, mas quem possui um gato como animal de estimação sabe bem o que quero dizer. 
As unhadas nada mais são do que "marcas de presença", depositadas nas proximidades dos locais de descanso e de passagem. A arranhadura tem dupla função: facilita o alongamento do gato e coloca uma marca visual no território. O ato de alongar-se é um prazer para os gatos. Tanto faz esticar-se no chão, plantando suas garras no tapete, ou no revestimento de uma cadeira ou de um poltrona, alongando uma pata de cada vez. 
Se o gato estiver fora de casa, com certeza irá procurar algum outro local ao qual ele possa alongar-se e consequentemente deixar seu "sinal". Isso pode ocorrer em muros e árvores, por exemplo.
A maioria dos proprietários de gatos fica bastante irritada com os prejuízos aos móveis da casa. É claro que tudo tem limite! Alguns são radicais: desfazem-se do animal ou levam à alguma clínica veterinária para extrair-lhes as garras (tipo de procedimento proibido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária). Pois bem, existe alguma outra solução? 
Existem no mercado pet, vários brinquedos e utensílios específicos para a distração dos felinos. As "raspadeiras" são um exemplo. Uma raspadeira vertical (fixada na perna de um sofá, por exemplo) mostra-se mais eficaz do que uma horizontal (fixada ao chão). Um pedaço grosso de lenha com cerca de 50 cm de altura, apoiada contra um muro e fixada firmemente poderá ser interessante para o gato. 
Mas mesmo que você esteja armado com todos os apetrechos existentes no mercado, ainda assim existe a possibilidade de uma hora ou outra, o bichano arranhar seus móveis e tapetes. Se isso ocorrer repreenda-o rigorosamente (sem bater), com voz ríspida e tom severo. É muito importante que quando ele estiver raspando as unhas nos locais certos, você agrade-o, afagando muito e conversando carinhosamente com ele. Através da recompensa positiva (carinho) o animal tende à associar os "modos corretos".
OBS: O texto de hoje foi baseado em leitura do livro "L"education du Chat" (Les Éditions de l"Hommme, división du groupe Sogides), dos autores Dr. Joël Dehasse e Dra. Colette de Buyser, especialistas no assunto.




*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS
– médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)