CAUSAS DESCONHECIDAS

Macaco é encontrado morto na avenida Itália

Causas são desconhecidas. Animal será encaminhado para Secretaria de Estado de Saúde para análise
Por: Heloisa Rocha Aguieiras | Categoria: Saúde | 01-03-2017 11:03 | 1297
Macaco da espécie “Mico-estrela” é comum naquela região
Macaco da espécie “Mico-estrela” é comum naquela região Foto: Vasco Caetano Vasco/Jornal do Sudoeste

Um macaco foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (1/3), no início da Avenida Itália, em São Sebastião do Paraíso. A Guarda Municipal esteve no local fazendo isolamento da área e acionou o Departamento Municipal de Controle de Zoonoses, que tomou providências. As causas do óbito do animal ainda são desconhecidas, mas suspeita-se que pode ser possível atropelamento ou choque elétrico.



O primata, da espécie conhecida como “mico-estrela” é comum naquela região e foi encontrado morto por um morador, nas proximidades da Avenida Itália. De acordo com o coordenador do Controle de Zoonoses, Gustavo Bernardino, ainda é prematuro dizer as causas que tenham levado o animal a óbito, mas descartou a hipótese de ser em decorrência da febre amarela.



“Há sinais de sangramento pelas orelhas e esse não é um sintoma da doença. Aliás, ele está muito longe do seu habitat natural. Caso fosse da doença, morreria entre os animais da sua espécie”, disse o coordenador. Segundo Bernardino, a hipótese mais provável é que o animal tenha sido atropelado ou tomado um choque elétrico.



O macaco será recolhido e encaminhado para a Secretaria de Estado de Saúde, onde passará por análise. Gustavo ainda alerta para que moradores tenham cuidado, caso encontrem animais mortos dessa espécie. “Enquanto vivos eles não representam risco nenhum, principalmente em relação à transmissão de doenças. Mas caso a população se depare com esse animal morto, nós orientamos a entrar em contato com o Controle de Zoonoses, para que possamos tomar as devidas providências”, completa.