CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2135

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-09-2017 08:09 | 817
Foto: Reprodução

ÀS ESCURAS
Moradores da região do bairro Nossa Senhora Aparecida na rua Tenente José Joaquim estão enfrentando problemas com o energia elétrica desde a noite de sexta-feira. Após um pique, um trecho da rua está sem energia elétrica, telefone e internet. Representantes de todos estes setores já foram acionados, mas nem todos puderam atuar, por falta de atendimentos protocolares entre a Cemig, empreiteira, empresas de telefonia e celular. Parte da rua tem energia, mas muitas famílias estão com problemas e aguardando uma solução mais breve do que o prazo estabelecido. Uma moradora reclamou do que chamou de “jogo de empurra”. No início da noite de ontem, segundo afirmou ainda estava à luz de velas. Quem poderá em Paraíso resolver este problema, disse ela, depois de, sem sucesso, ter procurado por solução. 




CONVITE
A Agência Estado noticiou ontem que o deputado federal Carlos Melles (DEM/MG) busca apoio para convidar Marcello Miller a se explicar na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. A medida é parte da queda de braço entre o procurador-geral da República Rodrigo Janot, o governo do presidente Michel Temer e sua base aliada  deve usar o mais recente relatório da Polícia Federal apontando que Michel Temer é membro de organização criminosa para apresentar a segunda denúncia contra o presidente ao Supremo Tribunal Federal. 




AMENIZANDO
Só que, dessa vez, o Planalto demonstra menos preocupação. Isso porque o escândalo da delação da JBS, colocando a credibilidade da PGR em xeque, reduziu as forças de Janot. Desde a semana passada, a imprensa vem acompanhando os desdobramentos da divulgação de um grampo em que Joesley Batista e Ricardo Saud sugerem que o ex-procurador Marcelo Miller era a ponte entre os delatores e Janot. Miller ainda teria atuado em favor da JBS no acordo de leniência enquanto ainda não havia sido exonerado do Ministério Público.




SE ENTREGOU
Bem ao estilo Joesley Batista e Ricardo Saud  que foram uma das principais notícias da imprensa nacional nos últimos dias, por se entregarem a Polícia Federal, o também empresário paraisense, Miceno Rossi Neto, se entregou à PF. Ele é um dos investigado na operação Rosa dos Ventos, que investiga fraudes fiscais e sonegação de impostos por empresas distribuidoras de combustíveis. Há cerca de 20 dias tinha sido declarado foragido e estava na lista de procurados da Interpol. Sua apresentação ocorreu segunda-feira e a defesa dele já entrou com pedido de habeas corpus para que o mesmo seja liberado.




INVESTIGADOS
Ainda do total de 20 pessoas que foram detidas para investigações na Operação Rosa dos Ventos,  praticamente todos foram liberados. Três envolvidos pagaram fiança semana passada e foram soltos. Restava apenas um suspeito preto, que agora tem a companhia de Rossi. Na ocasião, foram cumpridos 20 mandados de prisão temporária, dos 24 expedidos pela Justiça. Ao todo, foram 11 prisões na região de Campinas, três em São Paulo, quatro em Goiás, e outras em Belo Horizonte e São Sebastião do Paraíso. Os bens bloqueados pela Justiça e apreendidos devem ser usados para ressarcir os prejuízos de cerca de R$ 3 bilhões causados à Receita Federal. 




CEMIG
Após reunião de emergência realizada ontem a Frente Mineira de Defesa da Cemig anunciou que novas medidas serão adotadas contra o leilão de quatro usinas sob a concessão da empresa, marcado pela União para ocorrer no próximo dia 27. Entre as medidas divulgadas, estão a mobilização de entidades em ações populares na Justiça contra o leilão e a atuação do Ministério Público (MP) por meio de ações civis públicas movidas junto às varas federais no Estado. O deputado Antônio Carlos Arantes é um dos parlamentares que tem se posicionado a favor da companhia de Minas Gerais.




MOBILIZAÇÃO
Lançada na ALMG em julho passado, a frente reúne, além de parlamentares, representantes da empresa, entidades empresariais e de trabalhadores, movimentos sociais e órgãos públicos, e atua contra o leilão das Usinas de Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande, no Triângulo Mineiro. A reunião de emergência foi convocada em função de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) suspendendo qualquer negociação entre a União e a Cemig. Participaram da reunião, além de deputados, dirigentes da Cemig, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), do Ministério Público, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outras entidades e sindicatos.




MANIFESTAÇÃO
Além do ato de protesto agendado para a próxima sexta-feira (15), durante visita da Comissão de Minas e Energia à Usina de Jaguara, foi anunciada, ainda, a realização de um seminário jurídico na próxima segunda-feira,18,  para avaliar outras medidas visando à impugnação do leilão. O evento será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG). A entidade está à frente da organização do debate, juntamente com o Ministério Público. O intuito do MP é defender o consumidor contra possíveis prejuízos com o leilão.




DEBATE
São Sebastião do Paraíso sediará entre os dias 11 e 13 de setembro, e não dia 12 como fora anunciado inicialmente, a realização do segundo módulo de Gestão Ambiental Participativa, do Programa de Educação Ambiental (PEA). O evento é uma promoção da Cantareira Energia, através do empresa Ecology Brasil e que tem a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O encontro será realizado no anfiteatro do Ceduc, no período de 8h às 17h.




OBJETIVO
O programa tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a Política Ambiental nos municípios que são cortados pela Linha de Transmissão Estreito/Fernão Dias e subestações associadas. O projeto abrange os 29 municípios pertencentes às áreas de estudo, sendo 18 no Estado de São Paulo e 11 em Minas Gerais. Esta etapa do projeto dá continuidade ao Programa de Educação Ambiental e do processo de licenciamento da Linha de transmissão (LT) 500 kv.




MEMORANDO
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) divulgou um memorando circular nº38 de 2017. O documento solicita aos gestores municipais da área de Saúde a revisão das demandas das tiras reagentes e glicosímetros de todos os municípios para os próximos três anos. O prazo para revisão é do dia 11 a 15 de setembro de 2017. 




41.ª SUBSEÇÃO DA OAB
Em atencioso ofício ao Jornal do Sudoeste, a 41.ª Subseção da OAB/MG nos informa sobre a criação da Comissão de Defesa dos Direitos de Pessoas com Autismo por aquela entidade. O intuito, é oferecer assessoria jurídica de cunho informativo e assistencial às pessoas portadoras de autismo e seus familiares, salientam o presidente da Subseção, advogado Antonio Carlos Pelúcio, e a presidente da Comissão, advogada Lidiana de Campos Baldo.