O vereador José Luiz das Graças (Zé Luiz do Érica) pediu soluções efetivas do município para redução no número de acidentes registrados em São Sebastião do Paraíso. Ele fez uso da tribuna representando o cidadão Guilherme Martins, que quase foi vítima de um acidente que, conforme narrou o vereador, poderia ter sido fatal. As reivindicações são antigas, ele leu em plenário ofício de 2014 onde fez as mesmas reivindicações.
“Essa é uma preocupação desta Casa e foi uma preocupação também na gestão passada. Em 2014 foi encaminhado ofício para o líder do Executivo à época, onde a Câmara solicitou, atendendo meu pedido, que providenciasse por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, meios eficazes para amenizar o problema do trânsito de veículos nas ruas de nosso município”, destacou o vereador.
Ainda, de acordo com Zé Luiz, foi salientado à época que com o aumento do número de veículos, aliado à modernização das ruas e avenidas e ainda da existência de “condutores irresponsáveis”, foi aumentando significativamente o número de acidente e atropelamentos em Paraíso.
O vereador destacou a necessidade de buscar soluções a fim de proteger o povo, solicitando implantação de redutores de velocidade de veículos, faixas-elevadas, radares, fiscalização e até registros ou autuações. “Entendemos que a situação atual exija criação de ações que valorizem a vida no trânsito, inclusive estimulando o respeito ao pedestre”, ressaltou.
Após solicitação do vereador em março de 2014, vereador à época, Walker Américo de Oliveira, propôs um projeto que, conforme destacou, naquele momento seria a solução para o trânsito. O projeto autorizava ao Executivo a instalação de quebra-molas nas ruas e avenidas da cidade toda vez que os moradores reivindicassem isto, num prazo de 60 dias a contar da data de protocolo dos abaixo-assinados, formulados com no mínimo 2/3 dos moradores da referida rua ou avenida.
Pela lei, a prefeitura ainda poderia fazer levantamento para identificar demandas, levando em consideração o número de veículos e intensidade do fluxo próximo às escolas, associações ou salões de eventos onde coloca perigo a vida de pedestres.
“Já foi feito oficio demonstrando a preocupação de todos os vereadores, inclusive criada lei de autoria do atual prefeito. O que a gente gostaria de cobrar é que se faça alguma coisa para evitar os inúmeros acidentes que ocorrem em nossa cidade. Na Zezé Amaral, que é via de trânsito rápido, muitas vezes os acidentes são fatais. O Guilherme escapou por pouco de um acidente. Ele estava com seu filho dentro do carro e se o outro carro tivesse atingido sua lateral, teríamos outro registro”, destacou.
Conforme Zé Luiz, o seu apelo foi em nome de Guilherme e todos os cidadãos que o procuram para reivindicar esses quebra-molas em seus bairros. “O que eu posso fazer é reivindicar, mas quem executa é o município e o que posso fazer no momento é requerer os procedimentos que serão tomados pelo Executivo em relação às faixas-elevadas ou quebra-molas ou ainda medidas adotadas para fazer com que o trânsito da nossa cidade seja mais seguro a todos”, completou.