De 11 a 22 de setembro, crianças e adolescentes menores 15 anos residentes em São Sebastião do Paraíso podem procurar o posto de vacinação e atualizar suas vacinas. A data foi escolhida pelo Ministério da Saúde e, no Brasil inteiro, milhares de postos estarão com as portas abertas para receber esses jovens. A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, para facilitar o atendimento, manterá o Posto de Puericultura, na área central, próximo ao Correio, aberto até as 18h, durante os dias úteis.
Como o calendário de vacinas foi modificado há pouco tempo e as vacinas são oferecidas regularmente no Sistema Único de Saúde (SUS), essa campanha vem com o intuito maior de completar as doses faltantes no cartão de vacina dos jovens. Por isso não existe meta a ser atingida, embora quanto mais pessoas procurarem os postos, melhor ficará os indicadores para o município.
Atualmente, o calendário nacional de imunização oferece 15 vacinas gratuitamente à população, todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas estão a BCG, HPV (vírus do papiloma humano), Pneumo-cócica (contra pneumonia), Meningocócica C (contra meningite), febre amarela), hepatites, tetra viral (varicela, catapora, sarampo, caxumba e rubéola), entre outras.
No sábado, 16, haverá a mobilização nacional — conhecida como “Dia D”, em cinco postos de vacinação do município e também o de Guardinha, que estarão abertos das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Já nos dias úteis, o horário será das 8h às 11h e das 12h às 15h, com exceção do Posto de Puericultura que ficará aberto das 8h às 18h, ininterruptamente. É necessário levar o cartão de vacinação. Mais informações: 3539-1080. Postos de Vacinação: Unidades de Saúde da Família Guardinha, João XXIII, São Judas, Vila Formosa e centro.