AMEG

Lideranças pregam união de forças em encontro da AMEG

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 15-09-2017 19:09 | 1813
Assembleia Geral da AMEG reuniu prefeitos e representantes políticos da região em  Paraíso
Assembleia Geral da AMEG reuniu prefeitos e representantes políticos da região em Paraíso Foto: Denis Menezes

A AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizou na sexta-feira,15, em São Sebastião do Paraíso a sua 160ª Assembleia Geral Ordinária. O encontro dos prefeitos contou com a presença de três deputados, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais entre outras lideranças quando foram tratadas as demandas de interesse regional. O evento foi realizado nas dependências do Teatro Municipal Sebastião Furlan e teve como tônica discursos e posicionamentos a favor da união entre os associados e seus representantes para a obtenção de benefícios para as cidades da região. 
A assembleia foi presidida pelo prefeito de Piumhi, Edeberto José de Melo, o Deco, juntamente com o prefeito anfitrião, Walker Américo Oliveira que deram as boas vindas aos presentes. O encontro contou com a presença de praticamente todos os prefeitos dos 14 municípios associados. Alem dos gestores municipais a reunião contou com a participação de três deputados dois estaduais e um federal, vereadores, secretários, técnicos e diretores do setor de meio ambiente, assistência social, entre outros interessados.
Deco agradeceu a presença de todos e enfatizou sobre a boa acolhida e hospitalidade recebida. “E muito a presença de todos, dos amigos da região para a troca de informações que as vezes demora a chegar aos pequenos municípios e a função da AMEG é justamente fazer  este contato, mesmo nestes tempos difíceis. Temos problemas e dificuldades sim, mas estamos procurando encontrar as saídas”, disse o presidente da associação regional dos municípios. Ele citou do trabalho feito pela entidade e as conquistas obtidas em nome de todos como a isenção da cobrança de pedágio na MG-050 para os veículos das prefeituras dos setores de saúde e educação. “Isso é fruto do esforço de cada um” resumiu. 
O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Cássio Soares e Antônio Carlos Arantes, além do federal, Carlos Melles. O ex-prefeito, Mauro Zanin que já foi diretor da AMEG também estava presente e teve a oportunidade de estar na mesa das autoridades juntamente com outros convidados. Ele também fez uso da palavra quando falou sobre a necessidade da região ter um plano de desenvolvimento e defendendo a necessidade das prefeituras realizarem mais ações conjuntas em termos de gestão. “Enquanto região, temos de ter clareza do que queremos e juntarmos forças, termos uma agenda regional para construirmos um caminho para a solução dos nossos problemas”, disse. 
O deputado Cássio Soares  falou da satisfação de estar entre amigos e parceiros. Ele citou os vereadores que são os políticos mais cobrados por estarem mais próximos da população o dia a dia. “As condições do País e do Estado são preocupantes, mas temos de demonstrar força e fazer a diferença, com criatividade e buscar as soluções”, disse. Cassio anunciou a parceria com a AMEG para a implantação do castromóvel visando controlar a população de animais, sobretudo, os cães. Ele ainda citou ainda a relação harmônica com o também deputado Antonio Carlos Arantes e reforçou a disposição para um trabalho conjunto em prol da região. 
Em seguida o deputado Arantes destacou o trabalho de recuperação que a nova gestão está proporcionando à Santa Casa de Paraíso. O parlamentar também defendeu a unidade das ações para melhorar as condições das cidades da região. “Temos de ser grandes, assim como a região é grande e hoje somos três deputados, pois, o Emidinho Madeira está conosco para representar as nossas cidades, o nosso povo tem representação política, assim como temos o Melles, o Rodrigo Pacheco, isso faz a diferença”, anuncia. 
Depois de falar sobre algumas propostas de mudanças para o rezoneamento eleitoral que está em andamento, ele falou sobre obras que citou ser importante para a região como a pavimentação da rodovia Pimenta Guapé.  Disse ainda que se por um lado fica triste com as notícias de corrupção no Brasil, por outro existem boas notícias. “Temos o agronegócio que apesar das dificuldades esta caminhando, gerando emprego, driblando a inflação. Tenho esperança de que o Brasil vai melhorar, podemos crescer e romper barreiras se todos trabalharem unidos pelos mesmos objetivos, com união”, definiu. 



 



PALESTRAS
Durante o encontro foram realizadas três apresentações definidas na pauta pública do evento. A partir das 10h os participantes da AGO se reuniram para a execução da pauta pública do evento. Participou do evento a coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Paraíso, Paula Pimenta, explanando sobre “Políticas Públicas de Moradores de Rua”.
O gestor ambiental Leonardo Fantini de Almeida, que compõe a Diretoria de Apoio à Gestão Municipal do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SISEMA, falou sobre o “Licenciamento Ambiental Municipal”. Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, em Minas Gerais as ações administrativas para promover o licenciamento, fiscalização e controle ambientais, já há algum tempo, são delegadas aos municípios. 
Fechou a programação pública da assembleia, Wanderley Evangelista Júnior, representante da empresa MITRA Sistemas. Nesta participação ele falou sobre a apresentação “Conceito de Cidades Inteligentes através do Cadastro Técnico Multifinalitário e Georeferenciamento”. A iniciativa que está sendo implantada no município recebeu elogios do prefeito de Passos, Renato Ourives e também do prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory. Veja matéria sobre este assunto que está sendo tratado pela Prefeitura de Paraíso, nesta edição. 
Antes do encerramento foi franqueada a palavra ao deputado federal Carlos Melles que chegou ao local na parte final da assembleia. Ele destacou a importância dos municípios realizarem o diagnóstico como está sendo proposto pela prefeitura de Paraíso e já realizado em 2013 em Passos. “Fico feliz em ver isso. Tivemos lá no governo da Marilda algo semelhante destinado à segurança com o sistema de câmeras, tivemos um PMAT em 2002. Estas experiências precisam ser compartilhadas como faz o Renatinho de Passos com seu testemunho. O que é bom para um é bom para todos”, comenta. 
O parlamentar falou ainda que existe um projeto neste sentido que pode ser desenvolvido coletivamente entre as prefeituras no setor de segurança. “Basta vocês quererem e topar”, disse. Melles também defendeu que os municípios adotem nas escolas o sistema de ensino por período integral. “Toda a criança tem direito a educação de qualidade. Dando a comida, o voluntariado chega”. Ele falou ainda sobre uma proposta que esta sendo formatada que pretende disponibilizar recursos às prefeituras e hospitais para a realização de cirurgias eletivas. “A meta é acabar com as filas com tanta gente sofrendo”, concluiu. 
Antes de declarar encerrada a assembleia o presidente da AMEG, Edeberto Melo, entregou ao prefeito Walkinho a réplica da árvore genealógica da AMEG. Também foi entregue uma muda de ipê branco para que seja plantada no município. Inicialmente foi anunciada que a próxima assembleia da AMEG deverá ocorrer em Carmo do Rio Claro, possivelmente no dia 10 de novembro, data que devera ser confirmada pela entidade.

Encontro promovido pela Associação dos Municípios teve a presença de prefeitos e lideranças