A AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizou na sexta-feira,15, em São Sebastião do Paraíso a sua 160ª Assembleia Geral Ordinária. O encontro dos prefeitos contou com a presença de três deputados, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais entre outras lideranças quando foram tratadas as demandas de interesse regional. O evento foi realizado nas dependências do Teatro Municipal Sebastião Furlan e teve como tônica discursos e posicionamentos a favor da união entre os associados e seus representantes para a obtenção de benefícios para as cidades da região.
A assembleia foi presidida pelo prefeito de Piumhi, Edeberto José de Melo, o Deco, juntamente com o prefeito anfitrião, Walker Américo Oliveira que deram as boas vindas aos presentes. O encontro contou com a presença de praticamente todos os prefeitos dos 14 municípios associados. Alem dos gestores municipais a reunião contou com a participação de três deputados dois estaduais e um federal, vereadores, secretários, técnicos e diretores do setor de meio ambiente, assistência social, entre outros interessados.
Deco agradeceu a presença de todos e enfatizou sobre a boa acolhida e hospitalidade recebida. “E muito a presença de todos, dos amigos da região para a troca de informações que as vezes demora a chegar aos pequenos municípios e a função da AMEG é justamente fazer este contato, mesmo nestes tempos difíceis. Temos problemas e dificuldades sim, mas estamos procurando encontrar as saídas”, disse o presidente da associação regional dos municípios. Ele citou do trabalho feito pela entidade e as conquistas obtidas em nome de todos como a isenção da cobrança de pedágio na MG-050 para os veículos das prefeituras dos setores de saúde e educação. “Isso é fruto do esforço de cada um” resumiu.
O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Cássio Soares e Antônio Carlos Arantes, além do federal, Carlos Melles. O ex-prefeito, Mauro Zanin que já foi diretor da AMEG também estava presente e teve a oportunidade de estar na mesa das autoridades juntamente com outros convidados. Ele também fez uso da palavra quando falou sobre a necessidade da região ter um plano de desenvolvimento e defendendo a necessidade das prefeituras realizarem mais ações conjuntas em termos de gestão. “Enquanto região, temos de ter clareza do que queremos e juntarmos forças, termos uma agenda regional para construirmos um caminho para a solução dos nossos problemas”, disse.
O deputado Cássio Soares falou da satisfação de estar entre amigos e parceiros. Ele citou os vereadores que são os políticos mais cobrados por estarem mais próximos da população o dia a dia. “As condições do País e do Estado são preocupantes, mas temos de demonstrar força e fazer a diferença, com criatividade e buscar as soluções”, disse. Cassio anunciou a parceria com a AMEG para a implantação do castromóvel visando controlar a população de animais, sobretudo, os cães. Ele ainda citou ainda a relação harmônica com o também deputado Antonio Carlos Arantes e reforçou a disposição para um trabalho conjunto em prol da região.
Em seguida o deputado Arantes destacou o trabalho de recuperação que a nova gestão está proporcionando à Santa Casa de Paraíso. O parlamentar também defendeu a unidade das ações para melhorar as condições das cidades da região. “Temos de ser grandes, assim como a região é grande e hoje somos três deputados, pois, o Emidinho Madeira está conosco para representar as nossas cidades, o nosso povo tem representação política, assim como temos o Melles, o Rodrigo Pacheco, isso faz a diferença”, anuncia.
Depois de falar sobre algumas propostas de mudanças para o rezoneamento eleitoral que está em andamento, ele falou sobre obras que citou ser importante para a região como a pavimentação da rodovia Pimenta Guapé. Disse ainda que se por um lado fica triste com as notícias de corrupção no Brasil, por outro existem boas notícias. “Temos o agronegócio que apesar das dificuldades esta caminhando, gerando emprego, driblando a inflação. Tenho esperança de que o Brasil vai melhorar, podemos crescer e romper barreiras se todos trabalharem unidos pelos mesmos objetivos, com união”, definiu.
PALESTRAS
Durante o encontro foram realizadas três apresentações definidas na pauta pública do evento. A partir das 10h os participantes da AGO se reuniram para a execução da pauta pública do evento. Participou do evento a coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Paraíso, Paula Pimenta, explanando sobre “Políticas Públicas de Moradores de Rua”.
O gestor ambiental Leonardo Fantini de Almeida, que compõe a Diretoria de Apoio à Gestão Municipal do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SISEMA, falou sobre o “Licenciamento Ambiental Municipal”. Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, em Minas Gerais as ações administrativas para promover o licenciamento, fiscalização e controle ambientais, já há algum tempo, são delegadas aos municípios.
Fechou a programação pública da assembleia, Wanderley Evangelista Júnior, representante da empresa MITRA Sistemas. Nesta participação ele falou sobre a apresentação “Conceito de Cidades Inteligentes através do Cadastro Técnico Multifinalitário e Georeferenciamento”. A iniciativa que está sendo implantada no município recebeu elogios do prefeito de Passos, Renato Ourives e também do prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory. Veja matéria sobre este assunto que está sendo tratado pela Prefeitura de Paraíso, nesta edição.
Antes do encerramento foi franqueada a palavra ao deputado federal Carlos Melles que chegou ao local na parte final da assembleia. Ele destacou a importância dos municípios realizarem o diagnóstico como está sendo proposto pela prefeitura de Paraíso e já realizado em 2013 em Passos. “Fico feliz em ver isso. Tivemos lá no governo da Marilda algo semelhante destinado à segurança com o sistema de câmeras, tivemos um PMAT em 2002. Estas experiências precisam ser compartilhadas como faz o Renatinho de Passos com seu testemunho. O que é bom para um é bom para todos”, comenta.
O parlamentar falou ainda que existe um projeto neste sentido que pode ser desenvolvido coletivamente entre as prefeituras no setor de segurança. “Basta vocês quererem e topar”, disse. Melles também defendeu que os municípios adotem nas escolas o sistema de ensino por período integral. “Toda a criança tem direito a educação de qualidade. Dando a comida, o voluntariado chega”. Ele falou ainda sobre uma proposta que esta sendo formatada que pretende disponibilizar recursos às prefeituras e hospitais para a realização de cirurgias eletivas. “A meta é acabar com as filas com tanta gente sofrendo”, concluiu.
Antes de declarar encerrada a assembleia o presidente da AMEG, Edeberto Melo, entregou ao prefeito Walkinho a réplica da árvore genealógica da AMEG. Também foi entregue uma muda de ipê branco para que seja plantada no município. Inicialmente foi anunciada que a próxima assembleia da AMEG deverá ocorrer em Carmo do Rio Claro, possivelmente no dia 10 de novembro, data que devera ser confirmada pela entidade.