CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2137

Por: Redação | Categoria: Cidades | 20-09-2017 13:09 | 1009
Foto: Reprodução

PRESIDENTE
Dos seis compromissos que teve na agenda dessa terça-feira, 19, o presidente em exercício Rodrigo Maia teve uma reunião com o deputado federal paraisense Carlos Melles. O parlamentar estava acompanhado com membros do Conselho da Endeavor Brasil. O DEM, partido dos Maia, deve aproveitar a oportunidade de ter crescido em relevância, conquistando a presidência da Câmara, para se fortalecer nas próximas eleições, conquistando o governo de ao menos cinco Estados. O partido não elegeu nenhum governador em 2014. Na Câmara, a bancada também só vem encolhendo: passou de 105 deputados em 1998, quando ainda era PFL e maior aliado do presidente Fernando Henrique, para 21 em 2014. 




REZONEAMENTO
O deputado estadual Antonio Carlos Arantes assumiu uma nova bandeira junto a vários municípios ET em atuado no sentido de tentar atender diversas reivindicações de prefeitos. Preocupado com as mudanças de zona eleitoral estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em alguns municípios Arantes esteve em audiência com o desembargador Edgard Penna Morin, presidente do TRE-MG, na segunda-feira,11,  para tratar do rezoneamento.




MUDANÇAS
Várias prefeituras estão solicitando mudanças em relação ao que foi estabelecido pelo Tribunal. Um destes exemplos é o município de Jacuí que foi direcionado para ser atendido pela Comarca de Paraíso. Na localidade reivindica-se que seja mantido ao menos um posto de atendimento ja que para lá existe uma servidora concursada.  O presidente do TRE-MG garantiu a permanência do posto eleitoral e da funcionária. A explicação do TREMG é de que  algumas demandas dependiam de análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que considerava difícil reverter a extinção das zonas eleitorais.




PARCEIRAÇO
O ex-vereador Marco Antônio Vitorino, o Marcão da Ambulância, foi recebido no começo da noite de segunda-feira,18, no gabinete do prefeito Walker Américo Oliveira. Ele estava acompanhado do deputado estadual Noraldino Júnior, (PSC), que veio a São Sebastião do Paraíso atender um pedido de Marcão. O deputado anunciou que de sua emenda parlamentar conseguiu para o município paraisense uma van destinada ao transporte de pacientes.O Executivo prontamente agradeceu a boa nova anunciando que aquilo que for bom para a cidade será sempre bem vindo.




VEM MAIS
Outro deputado, só que este federal, está prometendo conseguir para a cidade pelo menos três ambulâncias. O feito deve ser creditado ao também deputado Aelton Freitas (PR/MG, que na semana   passada esteve mais uma vez na cidade e foi recepcionado pelo vereador Paulo Cesar de Souza, o Tatuzinho. Ligado a área social onde tem feito um trabalho intenso não só em Paraíso, mas também nas cidades da região, Tatuzinho tem deixado a sua marca e não é de agora. Segundo ele já se vão cerca de cinco anos em que abraçou este propósito. 




INCOMODANDO
Por falar em trabalho social, o vereador Tatuzinho parece estar incomodando pelo menos um de seus companheiros de Câmara. Seu colega José Luiz das Graças por várias vezes fez uso da palavra e teceu críticas ao modo de atuar do companheiro. Vereadores fizeram pronunciamentos defendendo Tatuzinho, com a afirmativa de que cada um tem um jeito de atuar em uma área em que tem maior afinidade.




CASACA
O vereador Jerominho que até pouco tempo era fiel escudeiro do prefeito Walkinho. Ele solicitou por ofício que seja informado pela administração municipal o quanto o Município está recebendo do Fundeb ( Fundo de Desenvolvimento da Educação Basica) e onde está sendo aplicado o recurso. Ademais ele quer saber os motivos os quais ainda não foram retomadas as obras de construção da Escola Municipal José Carlos Maldi , no Bela Vista. Perguntar não ofende. 




PROLIXA
A reunião dos vereadores no começo da semana foi uma das mais extensas dos últimos tempos. Foram mais de três horas e meia de sessão. No final em uma de suas falas o próprio presidente da casa reconheceu que de tanto disse que me disse eles estavam ali discutindo o sexo dos anjos. O público foi diminuto na “plateia”. 




REFORMA TRABALHISTA
Representantes do SEMPRE (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) da prefeitura de São Sebastião do Paraíso se fizeram representar na realização do 1º Seminário Jurídico da CSB sobre como enfrentar a reforma trabalhista, realizado semana passada, em Belo Horizonte. O evento serviu para  responder às dúvidas dos advogados sobre como enfrentar a reforma trabalhista a partir do dia 13 de novembro. Uma das questões apontadas pelos palestrantes durante o Seminário é que a reforma trabalhista não revoga a CLT. Segundo os participantes o Seminário mostrou que é possível combater as ameaças de precarização da reforma, como o trabalho intermitente e o trabalho autônomo exclusivo, pelas vias legais.




TEMAS
Sob a orientação das palestras de desembargadores e procuradores do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e MPT (Ministério Público do Trabalho), o objetivo do evento foi de qualificar o corpo jurídico dos sindicatos filiados à CSB para a defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros. Em busca de estratégias ao enfrentamento na Justiça, ao longo do dia, cerca de 35 profissionais debateram os assuntos “Aplicação do Direito do Trabalho”, “Direito Individual do Trabalho”, “Processo do Trabalho e Prática Processual”, “Direito Coletivo do Trabalho” e “Estratégias para Aplicação da Nova Lei”.




LIXO
Sugestão dada por um leitor à Secretaria de Obras de Paraíso, é que se faça uma campanha de esclarecimento solicitando que comerciantes, notadamente alguns no ramo alimentício, coloquem os lixos em local adequado e, de preferência mais ou menos no horário em que habitualmente é coletado. Conforme observa, alguns estabelecimentos ao encerrarem seus expedientes à noite deixam os sacos plásticos contendo lixo bem no alcance de animais, principalmente cães. O resultado tem sido desastroso, com sujeira espalhada por calçadas afora.




SOLTOS
Por falar em “caninos”, aumentou consideravelmente o número de cães soltos pelas ruas de Paraíso. No Terminal Rodoviário, dia desses estava uma mixórdia. Era cachorro correndo atrás de automóveis, motos, e de ciclistas. Pior ainda, segundo relatos, um desses animais atacou uma criança que estava com pai, enquanto ele adquiria passagem em um guichê.