Maior celeiro de atletas do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude desembarcou em Curitiba, no Paraná. A capital paranaense recebeu 5.125 alunos-atletas, sendo 4.408 atletas, para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
A natação terminou sábado, os Jogos Escolares da Juventude categorias 12 a 14 anos na piscina do Curitibano, em Curitiba. Foi o dia com mais recordes de campeonatos batidos, cinco, completando 12 recordes em toda competição.
Excelente nível dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba, com a quebra de 13 novos recordes de campeonato. Dos 16 recordes quebrados, 11 foram pelas mulheres e 5 pelos homens, 13 em provas individuais e 3 em provas de revezamento.
Os atletas mineiros obtiveram excelente desempenho ao término das provas da natação das Olimpíadas Escolares JEBs 2017, conquistando duas medalhas e ficando entre os 5 melhores nos revezamentos 4x50m livre, 4x50m medley e 4x50m medley misto.
As atletas mineiras chegaram várias vezes nas finais de provas individuais e nos revezamentos, mas não conquistaram medalhas no campeonato.
O atleta paraisense Flávio H. Fagundes Oliveira estudante do Colégio Galileu que treina no CAT/ACISSP, tendo como técnica Silmara Queiros, conquistou o vice campeonato nos 100m costas com o tempo de 1’03"62, sendo o destaque da equipe Mineira de natação.
Esta foi à primeira participação do jovem paraisense nos Jogos Escolares. E a foi especial, Flávio recebeu a medalha das mãos de Etiene Medeiros, primeira brasileira campeã mundial em piscina longa.
Etiene foi embaixadora dos Jogos Escolares e não parou de incentivar os jovens atletas, além de tirar fotos com todos que pediram. Para a campeã mundial, esse é um momento de mostrar às crianças o quanto é preciso lutar para estar em cima do pódio. Etiene ainda ressaltou a importância de mostrar para os atletas que estão começando como enfrentar as dificuldades e derrotas que aparecem durante o caminho.
A atleta Bruna Araujo, estudante da E .E. Paraisense ficou em 15º lugar nos 200m livre, melhorando suas marcas e também participando pela primeira vez deste campeonato.
A técnica da seleção mineira do modulo I feminino, Silmara, disse que foi uma experiência surpreendente, os atletas tiveram momentos de descontração e integração com vários atleta de outro estado e foi muito bom ver Flávio, conquistando uma medalha deste porte para nós.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.