Uma equipe de avaliadores do PMAQ-AB (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade) da Atenção Básica, esteve em São Sebastião do Paraíso durante a semana. Eles visitaram todas as 18 USF’s (Unidades de Saúde da Família) e também os três NAF’s (Núcleo de Apoio da Família). “É um trabalho que acontece a cada um ano e meio, com o propósito de incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade” descreve a coordenadora das USF’s, Fernanda Amorim Spósito Scarano.
O programa foi lançado em 2011 e agora, em 2015, inicia seu 3º ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a PNAB. Os três avaliadores iniciaram o trabalho em 14 de setembro e concluíram na quinta-feira, 21. “Eles são credenciados pela UFMG e são preparados, sendo que cada estado está fazendo esta avaliação”, comenta a coordenadora.
Durante as visitas e a partir dos apontamentos que são realizados é proposto um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde da família. De acordo com Fernanda Amorim foram realizadas três visitas por dia em unidades diferentes. Na oportunidade são observados aspectos relacionados ao processo de trabalho, a infraestrutura, os indicadores de saúde, equipamentos e insumos, além da satisfação dos usuários.
O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e agora, em 2015, inicia seu 3º ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a PNAB.
O PMAQ é um dos Programas e Ações Estratégicas do Ministério da Saúde voltada para a Atenção Básica, cujo objetivo é a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, que repassa um Recurso Financeiro Mensal às unidades de saúde como prêmio pelo bom acolhimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O programa tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.
Em 2013 o município paraisense foi premiado no concurso “Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária a Saúde – edição 2013”. O título do trabalho ganhador foi “Organização do processo de trabalho vivenciada pelas Equipes de Saúde da Família do município de São Sebastião do Paraíso/MG, a partir do Pmaq-AB”, desenvolvido pela equipe de Coordenação da Atenção Básica e escrito pelo enfermeiro apoiador das Unidades de Saúde da Família, Gilmar Antonio Batista Machado. Na época o município estava concorrendo com outras 554 equipes atestadas do Sul de Minas Gerais.