CÂMARA

Cobranças movimentam sessão da Câmara

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 27-09-2017 08:09 | 1743
Foto: Reprodução

Diversas cobranças foram feitas na sessão da Câmara de segunda-feira (25/5) ao Poder Executivo, entre elas o pagamento de rescisões e também de servidores da ativa que estaria em atraso. Quem abriu o grande expediente com as cobranças iniciais foi o vereado José Luiz das Graças, que requereu novamente ao Executivo o cronograma de pagamento dessas rescisões e também pagamento dos servidores que ainda não teriam recebido o pagamento.
Ele chegou a pedir mais atenção em relação à questão e lembrou também que aposentados estariam em mesma situação, pedindo para que não houvesse atraso nesses pagamentos a fim de não prejudicar os cidadãos. Conforme defendeu, com atraso do pagamento, servidores e aposentados tem atrasado suas contas, pagando mais caro por conta de juros e multas.
O vereador Jerônimo Aparecido da Silva usou a palavra para contestar entrevista do prefeito Walker Américo ao Jornal do Sudoeste  onde ele diz que com a venda dos imóveis da prefeitura, o dinheiro poderia ser usado para pagamento de dívida histórica da prefeitura com o INPAR, além de investimentos, inclusive, na recuperação e manutenção de vias públicas. Jerominho vem se posicionando contrário à venda desses imóveis em plenário desde que o assunto chegou a Câmara.
A vereadora Cidinha Cerize falou sobre ofícios protocalados e endereçados às secretarias que não chegaram aos sues destinatários. Segundo a vereadora, a orientação é que os ofícios solicitando qualquer demanda fossem enviados ao prefeito e que não há informação de como esses ofícios estão sendo direcionados.
"Muitos não estão chegando aos departamentos e secretarias e estamos ficando sem respostas. Gostaria de fazer essa solicitação para que haja essa organização e para que tenhamos as respostas, que são respostas para os nossos cidadãos e que nos cobram. Não sei se isso tem acontecido com meus colegas", questionou a vereadora. Ela também cobrou pedido dos moradores do Jardim Canadá, que se dizem abandonados pela Prefeitura e Câmara. Ela chegou a ir ao local para ver situação, e disse em plenário que está olhando por eles.
"É o cidadão que nos traz os problemas, claro que não temos conhecimento de tudo e é importante essas denúncias", destacou. Ela solicitou que fosse feita a limpeza da área e placas para alertar sobre a proibição de descarte de lixo e, se possível, cercar a área. Cidinha afirmou que irá fazer essas cobranças junto aos departamentos responsáveis e que não deixará a população desassistida.
O vereador Paulo César de Souza lembrou sobre o evento da Expar e pediu que fosse encaminhado ofício aos organizadores pedindo que fosse dada a oportunidade dos músicos locais também participarem. "É um evento grande, então que dê a chance para os cantores da cidade na abertura dos shows. É uma oportunidade de valorizarmos nossos artistas", destacou. 
Marcelo, que disse em plenário que estaria ajudando o Sindicato dos Produtores Rurais, explicou que essa era uma ideia do presidente do sindicato, mas que esses músicos que são contratos acabam impedindo que isso aconteça, já que existe toda uma organização antes da apresentação e que proíbe que se mexa nos equipamentos.
O vereador Luiz Benedito de Paula voltou a cobrar sobre questão relacionada às queimadas. Disse que em agosto falou sobre  isso e a vereadora Cidinha Cerize reforçou em sessão recente. Ele pediu responsabilidade à população. Lisandro Monteiro falou sobre reclamações de atrasos do transporte público e cobrou solução da Secretaria de Trânsito, ele também ressaltou que a cidade estaria muito suja, devido a própria população. "É preciso conscientização da população; servidores da coleta têm feito um ótimo trabalho", destacou. Já o vereador Ademir Alves Ross, pediu maior atenção para Guardinha às autoridades políticas de âmbito estadual e federal, que estaria esquecida por eles.