O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso (CXSSP), no terceiro andar da Arena Olímpica, organiza no sábado e domingo a tradicional ‘Dobradinha’, em sua etapa inaugural.
O termo ‘Dobradinha’ é em função de que em um mesmo fim de semana realiza-se dois eventos, um de xadrez rápido e outro de xadrez blitz. Ambas as competições contam pontos para o ranking nacional e internacional.
Até o momento do fechamendo desta edição do JS a prova já contava com 61 inscrições, sendo 32 para o ritmo rápido (partidas de 15 minutos com 5 segundos de acréscimo) e 29 para o ritmo blitz (partidas de 3 minutos com 2 segundos de acréscimo).
Serão 5 rodadas no ‘Rápido’ e 9 rodadas no ‘Blitz. A direção de prova é de Thales Braghini Leão (foto) e a arbitragem de Gérson Peres. A premiação é de troféus e medalhas aos melhores colocados, inclusive, nas categorias.
Dwlyan Santos, dedicado professor do CXSSP, está à frente na organização da ‘Dobradinha’, que terá representantes de Paraíso e região.
A prova começa às 13h do sábado (28/7) com o torneio de xadrez rápido e termina no domingo (29/7) de manhã com o torneio de xadrez blitz.
A Secretaria de Esportes, através do secretário Emerson Ramos de Mello, apoia o evento. Inscrições pelos telefones 991423887 ou 3531-5340.
Acompanhe as partidas ao vivo pelo site www.cxssp.com.br
CHILE
Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, representante do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, está no Chile disputando o Pan-Americano da Juventude.
Olavo Oliveira é treinado pelo grande mestre paraisense Evandro Barbosa e tem tido excepcionais resultados, mesmo ainda em tenra idade – 7 anos de idade!
Ele é o atual campeão brasileiro escolar e vice-campeão brasileiro sub8, dentre outros tantos títulos já conquistados.
O brilhante jogador tem grande apoio da família e está acompanhado no Chile de sua mãe Tânia Carvalho.
Na próxima edição do JS traremos a informação completa da participação do talentoso enxadrista.
UNESCO
Os quatro pilares da educação são conceitos de fundamento da educação baseados no relatório para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.
No relatório editado sob a forma do livro: "Educação: Um Tesouro a Descobrir", de 1999, a discussão dos "quatro pilares" propõe um direcionamento para os quatro tipos fundamentais de educação:
- Aprender a conhecer (adquirir instrumentos para a compreensão);
- Aprender a fazer (para poder agir sobre o meio);
- Aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas);
- Aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores).
Estes quatro pilares são encontrados o tempo todo no xadrez, onde o enxadrista estuda para adquirir as bases que possibilitem melhor compreensão das posições, facilitando a tomada de decisão.
Num processo construtivista, através mesmo da tentativa-erro, o estudante vai evoluindo seu nível técnico, agindo sobre o meio (no caso o tabuleiro e suas peças) com maior eficiência;
Inteligência interpessoal é sempre exigida no xadrez, dado que há um adversário do outro lado para ser confrontado e isto exige um olhar sobre o outro, além do que no treinamento de xadrez os alunos estudam em grupo (há ainda treinamento individual), nos torneios também temos convivência em grupo, enfim, a questão da relação social sempre está presente.
O xadrez traz grande lições para o seus praticantes, melhorando a percepção de suas potencialidades.
A melhora da auto-estima, inclusive, é fator comum aos seus praticantes.