VACINAÇÃO

Falta de vacina faz município priorizar crianças abaixo de 5 anos em Paraíso

Coordenadora de Vigilância em Saúde diz que não há motivos para alarde e que campanha manterá foco em público alvo
Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 11-08-2018 08:18 | 898
Imunização contra sarampo, rubéola e caxumba, fez com que a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais
Imunização contra sarampo, rubéola e caxumba, fez com que a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais Foto: Reprodução

O atraso no recebimento de um lote da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba, fez com que a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais encaminhasse norma técnica a todos os municípios comunicando que o atraso poderá levar a falta da vacina e determinou que os municípios priorizem apenas crianças abaixo de cinco anos de idade, que são o foco da campanha de vacinação que iniciou na segunda-feira (6/8).

Por conta disto, a Vigilância em Saúde e os postos de vacinação em São Sebastião do Paraíso têm comunicado que o público que foge a esta faixa estaria e que precisa atualizar o cartão de vacinação, retorne em setembro, quando situação deve ser normalizada. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, no entanto, diz que população não precisa ficar alarmada porque não há casos dessas doenças na região e o município ultrapassa a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos de idade.

“As crianças serão priorizadas por recomendação do Estado. Os adultos que não são imunizados ainda serão redirecionados a voltar no próximo mês até se normalizar a situação. A procura pela vacinação está imensa e a população até fica um pouco brava por conta dessas recomendações e a gente até entende esse medo, mas não há com o que se preocupar. As salas de vacinação estarão funcionando normalmente e os pais de crianças abaixo de cinco anos devem procurar um posto de saúde para providenciar a imunização da criança contra pólio e sarampo”, completa.

POSTO
A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo acontece até o próximo dia 31, e no próximo sábado (18/8), acontece o dia D, quando os postos de saúde ficam abertos até mais tarde para atender a população. Entre as salas de vacinas estão: o Posto de Puericultura, à rua Gedor Silveira, nas USFs da Vila Formosa, à rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180; USF Vila São Pedro (terças e quintas), à rua Francisco Quintino , 181; USF São Judas, à rua coronel Alfredo Serra e USF no distrito de Guardinha, à rua Germano Guerra, 445.