SAÚDE ANIMAL

Escolhendo a ração correta para cães e gatos

Por: Rogério Calçado Martins | Categoria: Saúde | 11-08-2018 13:58 | 909
Foto: Reprodução

Muitas pessoas erram quando pensam que "cães são iguais aos humanos" e que "gatos são iguais à cães, só que menores"!!  Esses pensamentos estão totalmente equivocados para tudo, principalmente quando o assunto é alimentação.

Há diferenças fundamentais na fisiologia e na nutrição que fazem com que cada uma dessas espécies possua necessidades específicas. E eles também não se alimentam da mesma forma, mesmo entre si, ou seja, um cão de grande porte e um cão de pequeno porte alimentam-se de forma distinta porque  possuem necessidades nutricionais diferentes.

Animais ingerem "sem saborear" o alimento, como nós, humanos, pois o  número de papilas gustativas (órgãos que identificam o sabor) é muito pequeno (cerca de 9.000, contra cerca de 200.000 nos humanos). Outra diferença é que a saliva deles não tem a mesma participação no "início" da digestão, como para nós. Nem a mastigação é tão importante, também. O alimento chega ao estômago deles em pedaços grandes. A digestão é rápida e os alimentos não adaptados às espécies canina e felina são "rejeitados" em grandes proporções. Conclusão: cães e gatos precisam receber alimentos adequados para suas necessidades específicas!!

Uma boa alimentação requer uma atenção redobrada em relação aos nutrientes (proteínas, minerais, vitaminas, lipídios, glicídios), à sua dosagem e diversidade das fontes. Não basta apenas a embalagem da ração trazer escrito "tantos porcento de proteína" e etc... precisa ter qualidade na matéria prima e na produção.

A qualidade de um alimento equilibrado é conferida pela dosagem, quantidade, qualidade e variedade das fontes dos nutrientes essenciais à vida e adaptados às necessidades específicas dos cães e gatos. Por exemplo: uma ração classificada como "standard" contém cerca de 15 nutrientes, enquanto que as rações de alta qualidade (ou "Super Premium") contém aproximadamente 50 tipos de nutrientes, todos formulados de maneira equilibrada.

Portanto, é preciso manter a atenção quando for escolher um tipo de ração para seu cão ou seu gato. Quando tiver dúvidas, aconselhe-se com um médico-veterinário de pequenos animais. E evite comprar ração à granel ("por quilo"); compre pacotes fechados, de empresas idôneas e dentro da validade.

OBS: O texto de hoje foi baseado em leitura do livro "Nutrientes que Alimentam, Previnem e Curam Cães e Gatos", escrito pelo Professor Dr. Dominique Grandjean, Médico-veterinário da Unidade de Medicina de Reprodução e de Desporto da Escola Nacional Veterinária de Alfort, França, onde além de lecionar, faz pesquisas em Nutrição Animal.

* ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492
* Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
* Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
* Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
* Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)