Túlio Alcides Vieira Félix e Douglas Belluzzo, integrantes da equipe "João Som" ganharam no domingo, 11, respectivamente, o primeiro e segundo lugares em um campeonato de som em Brodosqui, Estado de São Paulo, sendo esta, uma etapa do campeonato brasileiro. Túlio, com um monza, participou na categoria até 12 cornetas. Douglas numa pickup, foi bem sucedido no "panca-dão", categoria em que participam somente carros abertos (caminhonetes e pickups) e tocam sons graves, só a "pancada" da música, conforme diz. A próxima etapa da disputa será no dia 25 deste mês. "Ainda não sei se participaremos", conta Douglas.
O campeonato, apesar de ser almejado entre os amantes de som em carro, ainda é desconhecido por muitos paraisenses. "Aqui na cidade tem vários tipos de disputas, mas nenhuma que envolve som", comenta Douglas, dizendo que seria interessante algo parecido em Paraíso. "Não digo um campeonato, e sim um encontro".
Feito em área fechada, essa disputa tem como objetivo medir a qualidade do som originado pelo equipamento. Para isso, é utilizado um programa de computador que marca os níveis de decibéis. Com um microfone próximo ou dentro do carro, conforme a categoria, cada participante tem 30 segundos para atingir o pico. "O som não pode ser distorcido, senão não mede", conta, dizendo que vence quem conseguir o maior índice.
Douglas explica que a melhor parte do campeonato é ficar conhecendo pessoas de diversas localidades.
"Quando chegamos lá não conhecíamos ninguém e no fim já estávamos todos amigos, um ajudando ao outro".
Nádia Bícego