Heraldo Bícego indicado presidente da Congada

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 17-11-2002 00:00 | 1104
Foto:

Heraldo Bícego, pela terceira vez consecutiva será o presidente da comissão organizadora da Congada Paraisense, tradicional festa folclórica que se realiza em São Sebastião do Paraíso, no período de 26 a 30 de dezembro. Seu nome foi indicado em consenso na reunião, terça-feira, 12, dirigida por Zovan Bícego, presidente da Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro. Heraldo já havia conduzido a presidência nos anos 2000 e 2001, tendo uma avaliação positiva do seu empenho junto a equipe que promove a Congada.
Existente há pouco mais de um ano, a Associação Paraisense do Folclore, embora não possua ainda uma sede fixa, constitui a principal representatividade dos congadeiros e moçambiqueiros. Ao Jornal do Sudoeste, o Zovan Bícego explicou que a reunião foi realizada na sede do terno de Congo Canários Paraisense, local onde compareceram representantes dos ternos de Congo e Moçambique, exceto do Angola.
Zovan destacou a colaboração e espírito de ânimo dos participantes. "O que nós tratamos primeiro foi a constituição da comissão organizadora, sendo definido que Heraldo Bícego será o presidente e Sidney Félix de Pádua o vice", informou. Entre outras ocupações, Luiz Ferreira será o secretário e Vicente Inácio Duarte o tesoureiro. "Nos temos a participação e colaboração das pessoas que sempre estiveram conosco e que trazem a experiência de outras festas da Congada, comentou Zovan. "São eles que pelo seu trabalho estarão atuando na retaguarda e garantindo também o sucesso da festa, porque na linha de frente estarão os congadeiros e moçambiqueiros", acrescentou.
Expectativa do presidente
Heraldo Bícego disse ao "JS" que está consciente da responsabilidade de conduzir a festa. "De fato a gente já vem adquirindo experiência e tentando melhorar os aspectos em que houve falhas nas festas anteriores. O que nós não queremos é improvisar, quando se pode ter uma programação elaborada com antecedência, visando o bom andamento da festa", destacou. O presidente da comissão organizadora, também enalteceu seus companheiros que estarão atuando. "Há um entrosamento que é essencial para o sucesso de todos e juntos estaremos empenhados para contornar dificuldades, sempre pensando em promover a tradicional Congada de forma que o congadeiros e o público fiquem satisfeitos com os resultados", ressaltou.
Levantamento das bandeiras
O levantamento das bandeiras dos santos homenageados pelos ternos e devotos, será no dia 8 de dezembro, entre 16:00 e 18:00 horas. O evento marca o primeiro ato da Congada Paraisense e também foi a primeira definição da Comissão organizadora, com aval dos congadeiros e moçambiqueiros. 
Provavelmente os desfiles deverão continuar sendo realizados na passarela ao lado da praça da Matriz - Comendador José Honório (Rua Pimenta de Pádua, região localizada no centro da cidade). "São poucas as chances de haver mudança de local, mas devemos aguardar esta definição", comentou Zovan. 
Segundo Heraldo, este e outros detalhes como o regulamento e local, serão definidos na próxima reunião, que está prevista para o dia 5 de dezembro, novamente na sede do terno Canários de Paraisenses. "Um artigo está definido. "O terno que não comparecer no levantamento da bandeiras, de saída perde cinco pontos", informou Heraldo Bícego. A Congada Paraisense, deverá este ano, reunir entre dez a onze ternos, entre Congo e Moçambique. "Não desejamos que os ternos sejam punidos porque não cumpriram o regulamento. Será bom para o festa que todos saibam que havendo competição, há regras", observou.
Ao finalizar, o presidente da comissão ressaltou a importância da festa continuar sendo realizada na Praça Central e não na Praça da Fonte. "Esta entre outras questões será levada ao Secretário de Educação e Cultura, o Mauro Lúcio da Cunha Zanin, bem como a definição da verba de auxílio ao ternos", informou Heraldo Bícego. Segundo consta, o presidente e capitães dos ternos, também manifestaram o desejo que a festa permaneça com os desfile no local que mais agrada ao público. 
José Antonio Nogueira