Embora não tenha sido efetuada a inauguração oficial da nova sede dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de São Sebastião do Paraíso, todas as atividades já estão sendo executadas no novo endereço, localizado à Praça Comendador João Alves, próximo ao Fórum.
Segundo o juiz Rodrigo Fonseca Caríssimo, a mudança estava sendo planejada há cerca de um ano. "Para os Juizados Especiais foi muito bom, porque nós recebemos novos computadores, agora nós passamos a integrar o sistema de informação do SISCOM, ampliamos a estrutura e o quadro de funcionários, o que contribui consideravelmente para melhorar a qualidade de atendimento, que agora passa a ser mais rápida. O que fazíamos em uma hora, hoje podemos fazer em 10 minutos," informa.
O juiz afirma que a antiga sede, no prédio da UNIFENAS, que abrangia apenas três salas através de convênio entre a Universidade e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, eram ineficientes. "Inclusive agradecemos pela disponibilidade do local e toda a assistência que obtivemos, mas por exemplo, lá havia só uma sala onde funcionava a instrução e o julgamento, em entrevistas alternadas, o que atrasava o andamento do trabalho. Hoje, com a maior quantidade de salas podemos realizar várias etapas do processo jurídico em salas separadas e ao mesmo tempo," explica.
"O atendimento é personalizado, quem não tem advogado pode procurar e fazer o pedido a um dos nossos funcionários, inclusive temos um especialmente para esse atendimento. O nosso pessoal da portaria também está sempre à disposição. As informações processuais são adquiridas com maior agilidade, já que agora integramos toda a estrutura informatizada do Tribunal de Justiça," ressalta Caríssimo.
A informatização do sistema judiciário é mais avançada em Minas Gerais, inclusive o Tribunal de Justiça já levou os técnicos para implantar o sistema em mais três estados. "Essa mudança vai agilizar muito o sistema, por isso tivemos que mudar, antes de inaugurar oficialmente. A equipe do Tribunal de Justiça só podia implantar esse sistema no dia que já estava programado, no caso dia 11," comenta o juiz.
A Comissão conseguiu antecipar o cronograma para atender São Sebastião do Paraíso, permanecendo na cidade por mais duas semanas com o intuito de treinar os funcionários com o sistema informatizado. "Na verdade tivemos que antecipar a nossa vinda para a nova sede, mas dentro de um mês haverá a inauguração oficial com a presença do presidente da comissão supervisora dos Juizados Especiais, o desembargador José Fernandes Filho e do intermediário junto ao Tribunal de Justiça, desembargador Kelsen do Prado Carneiro.
Para Caríssimo, é uma grande vitória para Paraíso. "Depois de um ano batalhando pela nova sede, só posso dizer que estou muito satisfeito e que para mim é uma alegria muito grande," concluiu. Elezângela de Oliveira