Aluno de escola pública é bem sucedido no ENEM

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 24-11-2002 00:00 | 706
Foto:

A Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori está em comemoração. O motivo é o jovem Fabrício de Paula Silva, aluno do terceiro ano, que obteve as médias 80,95 na parte objetiva e 100 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM.
Segundo o diretor Alípio Mumic Filho, o desempenho do aluno é muito importante para a escola. "Pode ser o caso de um aluno, mas de certa maneira, abrange dois aspectos: a escola que faz o aluno e o aluno que faz a escola. O Fabrício encontrou aqui um referencial, e dentro desse referencial, ele buscou desenvolver sua capacidade, encarando com seriedade os estudos, adquirindo um mérito próprio," afirma o diretor.
Sendo a média geral do ENEM em 2002, 34,13% na parte de questões objetivas, o jovem superou as expectativas alcançando 80,95% de aproveitamento nessa área. " A média dele superou a de estudantes de escolas particulares. Na redação, 54,31% foi a média nacional, a nota foi 100, novamente superando o esperado em termos de aluno da rede pública," afirmou Mumic.
O diretor acredita que o resultado do jovem no ENEM é a consolidação do trabalho realizado pela equipe desde 2001. "Apesar de todo o problema que a escola viveu, com as mudanças de direção e tudo mais, significou do ponto de vista administrativo um processo, mas do ponto de vista de produção escolar, foi independente. Então, rendeu o que a escola pode render e produziu o que a escola pode produzir," ressaltou.
Como professor do jovem do período de quinta a sétima série, Mumic diz estar bastante satisfeito com "aquele garoto que foi estudante na sala de aula, trabalhando lado a lado, está conseguindo um resultado positivo. Como diretor da escola, posso afirmar que é muito dignificante, porque traz uma compensação de todo o trabalho que a gente investe na direção de uma escola, a gente vê no sucesso pessoal de um aluno," salienta.
A professora de literatura e redação Cláudia Zanin, diz estar bastante contente com o rendimento de seu aluno no teste. "O Fabrício é um aluno exemplar, que não se satisfaz, está sempre buscando informações, sempre ligado na Internet, sempre trazendo um retorno além do que a gente oferece nasala de aula," conta.
Em termos de qualidade de ensino público, Zanin acredita que depende muito do esforço do aluno. "Como professores, ainda fazemos muito pouco. No caso do Fabrício, dependeu muito dele. Ele tem um talento, para sempre estar buscando se superar. Por ter conseguido este resultado, contando com uma pequena ajuda minha, é bastante satisfatório," informou.
Com a escassez de recursos para O Ensino Médio, Zanin acredita que um aluno obtendo tal desempenho é um grande incentivo. "Eu acredito muito no ensino público. Acho que quando a gente se empenha, quando existe seriedade, cantando ainda com uma direção como a do Alípio, com objetivo pedagógico. E o mais importante é que quando a escola se compromete, o resultado vem. 
O desempenho do Fabrício é uma conseqüência dessa postura," afirmou. 
Para o jovem, o reconhecimento da sociedade é importante, embora seja difícil obtê-lo, "Muitas vezes você vê, que é mais valorizado pela sociedade aquelas pessoas com bom desempenho no esporte ou então com relação a beleza ou atividade artística, agora ter reconhecimento pelo estudo, por ser um bom aluno, por ter boas notas, geralmente não acontece. Graças a Deus, eu consegui ter isso aqui na escola, esse apoio e está tendo essa divulgação, que é bem legal. É importante também mostrar que a escola pública tem condições de apresentar um bom trabalho, e é isso que eu estou tentando levar para frente, a partir do momento que eu decidi não estudar em uma escola particular, eu vou me esforçar o máximo e trazer reconhecimento para a escola," afirmou.
Entre as opções profissionais que o jovem pretende seguir, figuram o Jornalismo e a Física. "Ou eu me torno um jornalista para trabalhar numa correria de cidade grande, ou então, me torno um professor para entrar numa escola. É o que destino der certo," conta.
Aos jovens que tem dificuldade em estudar, Fabrício aconselha determinação. "Talvez não seja questão psicológica nem nada, a partir do momento que você tem interesse, você quer estudar, quer passar no vestibular, você consegue concentrar. Até mesmo aquele aluno que acha que a escola não está ajudando, ele perde o interesse e passa a se vincular a outras coisas. O que vale a pena é Ter interesse e Ter vontade para conseguir alguma coisa, a partir desse momento você vai Ter toda a concentração que precisa," salienta.
O jovem aproveita ainda para agradecer os parceiros que o ajudaram a alcançar os resultados obtidos do ENEM. "Quero agradecer o apoio da Cláudia, nesses três anos eu tive aula com ela e ela me ensinou bastante e agradecer a escola e essa oportunidade de divulgar o que a gente conquista," concluiu.


Democracia pelo voto, a Rota

Temos de nos conscientizar do poder de decisão que há em nossas mãos. Isso só será possível quando dissecamos o sentido da palavra voto. É através dele que exercemos a cidadania, seja ela num plano nacional ou comunitário. Esqueçamos o coronelismo e os favores políticos procurando nos concentrar em nossa liberdade de opinião. 
Contrapondo-me à velha idéia de que nosso povo tenha memória curta, acredito que nenhum de nós esquecerá os anos em que a liberdade esteve em cativeiro. É essa experiência política que deve servir de combustível para o exercício pleno do voto. Ir às urnas não deve resumir-se a escapar das penas impostas pelo TSE a quem foge de seus deveres. Nossa capacidade de escolher pode levar-nos a diferentes futuros: por um lado podemos obter melhorias em nossa comunidade, porém, por outro lado, obtemos apenas uma nova vista daqui a quatro anos.
As pessoas se preocupam demais com as eleições para os escalões mais elevados. Dessa maneira, se esquecem de que as verdadeiras revoluções vêm de baixo para cima. Fica visível o desinteresse do povo quando se analisa sua atuação no orçamento participativo. Essa proposta feita pelo governo deveria ser vista com atenção maior por todos nós, pois através dela exercemos uma enorme influência sobre as câmaras e sobre os nossos representantes ali instalados.
É necessário lembrar que não devemos favores a ninguém. Os políticos que a todo momento jogam na cara do povo suas realizações passadas ainda não entenderam que suas obras não passam de obrigação eleitoral. Passemos a analisar os candidatos não pelo que eles fizeram, mas pelo que eles prometeram e deixaram de fazer. Não podemos ceder às pressões, nosso voto deve ser concebido de forma natural e espontânea. 
Todo cidadão brasileiro tem por obrigação conhecer e avaliar o quadro político de nosso país. Através desse simples costume seremos capazes de traçar nosso futuro. É atuando com consciência que faremos de nosso direito de escolha um mecanismo eficiente para tornar nosso Brasil uma democracia cíclica que vá do povo para o povo.
Fabrício de Paula Silva 3ºA E. E. Benedito Ferreira Calafiori 


Média diminuiu devido a maior abrangência

Noticiários de todo o país noticiaram que a média geral de 34,13% obtida com o ENEM este ano foi a pior nota desde a sua criação. Segundo o diretor do Benedito Ferreira Calafiori, a queda no rendimento deve-se a maior abrangência dos candidatos. "Com a extinção da taxa de matrícula, o número de inscritos da rede pública aumentou consideravelmente," informa.
Para Mumic, se estender a escolaridade acarreta queda no nível de ensino, alguma providência deve ser tomada. "O ideal é estender a assistência escolar a todos, mas através de uma escola pública de qualidade. É hora do governo encarar com seriedade, o Ensino Médio da Rede Pública, porque compensa," ressalta.
Já a professora Cláudia Zanin, acredita que o Ensino Médio Público necessita de mais apoio do governo, uma vez que não fornece desde alimentação até material didático. "Fazemos o possível para ensinar os alunos com qualidade, mas com certeza, com apoio, o Ensino Médio será bem melhor," concluiu.
Elezângela de Oliveira