João Carlos dos Santos, administrador do cemitério municipal de São Sebastião do Paraíso, está convocando os proprietários dos túmulos e carneiros, para providenciar reforma de manutenção. Segundo ele, de acordo com orientação da Prefeitura, o cemitério vem passando por uma fase importante de adequações, visando perfeito funcionamento, desde as repartições de atendimento público, como salas de velório até o campo de sepultamento. "Nosso trabalho está voltado para que o local tenha uma referência um pouco mais sutil, apesar da sua finalidade", comentou.
A convocação, segundo explica João Carlos, é destinada aos proprietários do túmulos e carneiros que foram adquiridos há vários anos e que atualmente encontram-se danificados pela ação do tempo e precisando urgentemente de reforma. "Em caso mais avançado de danificação temos cerca de três ou quatro túmulos", enumera. "Para que outros mais não cheguem a fase da destruição total, temos aproximadamente 20 túmulos estão precisando de reforma", acrescentou. O administrador diz ainda que, se a manutenção não for providenciada com urgência, o tempo chuvoso poderá antecipar a ruína dos sepulcros.
Um outro fato que chama atenção de João Carlos para a urgência da reforma é que alguns dos túmulos e carneiros semi destruídos não apresentam condições de serem usados caso haja necessidade mais urgente. Em outros, ocupados recentemente, existe a possibilidade até mesmo da ficar visível, o interior da túmulo, deixando a mostra seu conteúdo, "fato que se torna muito desagradável e estará contradizendo a filosofia de manutenção e melhoramento paisagístico, que a administração municipal vem implantando no local", ressaltou.
Outras informações e averiguações podem ser obtidas junto a secretaria administrativa do cemitério municipal, que tem atendimento ao público das 7:00 às 11:00 horas e das 12:30 as 18 horas.