Contabilidade da FACEAC obtém conceito B no provão

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 22-12-2002 00:00 | 781
Foto:

Realizado no dia 09 de junho de 2002, o exame nacional do ensino superior, o popular provão, avaliou faculdades e universidades do País. Em São Sebastião do Paraíso, o 5.º ano do curso de Contabilidade da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis- FACEAC, alcançou o conceito B no teste, permanecendo acima da média do Estado.
Segundo o diretor Luiz Fernando Gil, o Ministério da Educação utiliza o resultado do exame para melhorar a qualidade do ensino. "Tem-se aproveitado os resultados obtidos para conhecer o estudante universitário e propor, posteriormente, ações tópicas capazes de melhorar o nível educacional. Tal análise é útil, servindo de orientação pedagógica para os professores e coordenadores," ressalta.
Segundo dados do Ministério da Educação- MEC, mais de 55% dos cursos de Ciências Contábeis em Minas Gerais tiveram conceitos D ou E no provão, enquanto a média nacional é de 33%. "Isso mostra que a FACEAC está entre as melhores instituições de Ensino Superior do País, hoje poucas têm esse privilégio. Apesar do bom desempenho conseguido, a faculdade continua investindo na qualificação dos professores e melhoria das instalações físicas," afirma.
Gil conta que a FA CEAC dispõe ainda de uma biblioteca bem atualizada, além de dois laboratórios de informática, tendo um corpo docente composto por doutores, mestres, mestrados e especialistas. "Sem dúvida que um resultado como esse acaba por brindar um trabalho que há muito tempo vem sendo desenvolvido pelos professores, funcionários, alunos, diretores que me antecederam, além da própria mantenedora- FECOM, causando uma imensa alegria ver o trabalho reconhecido," ressaltou.

RECONHECIMENTO DO ESFORÇO
Para Luís Carlos Pedroso, vice diretor pedagógico e chefe de departamento da área de Contabilidade, na FACEAC, o resultado obtido não foi surpresa para equipe. "Nós já vínhamos acompanhando esse desempenho do curso. Houve todo um planejamento, com análise da grade curricular, seguimos as diretrizes do Conselho Estadual de Educação, visitamos diversas faculdades e vimos que a nossa linha de conduta estava de acordo com a média das melhores faculdades do País," observa, lembrando que a satisfação maior vem da confirmação de que o corpo docente já tinha a respeito da qualidade do curso de Ciências Contábeis.
"Com isso, a gente espera que aumente o reconhecimento regional, inclusive a própria comunidade passou a ver a faculdade com novos olhos, o que serve de incentivo à toda equipe, principalmente aos alunos. Todo resultado bom, além de motivo para comemoração, é também um ponto de partida para realizar alguns ajustes, rumo a um caminho ainda melhor para a faculdade, o que nos leva a procurar conseguir um conceito A, no próximo ano. É uma vitória da comunidade, que aumenta a procura por estudantes da região, além de atrair mais paraisenses que muitas vezes vão fazer o curso noutro local, mesmo tendo um curso de qualidade tão perto de casa," concluiu.