Diamante e União abrem a Congada 2002

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 22-12-2002 00:00 | 773
Foto:

Os ternos de Moçambique, Diamante e Congo, União, estão confirmados para fazerem a abertura da festa da Congada 2002 em São Sebastião do Paraíso. Os desfiles acontecem no período de 26 a 30 de dezembro este ano, de volta para a passarela na praça Comendador José Honório, no trecho da rua Pimenta de Pádua, entre as travessas Padre Benatti e Soares Neto.
Conforme a tradição, após o levantamento das bandeiras, celebração ocorrida em 8 de dezembro, a Congada oficialmente começa dia 26, com procissão das imagens dos santos padroeiros que são conduzidas da igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Mariana, com destino a Igreja Matriz de São Sebastião (centro). Além do aspecto religioso, irá contar pontos na apuração do concurso que vai apontar os ternos campeões.. 
A festa, para uns é de caráter profano, para outros religiosa. A junção destes dois fatores, associados com as manifestações da tradição popular, resultam no aspecto folclórico. Cantoria e dança, e a presença da rainhas (Geralda Batista dos Reis e Geni de Paula) dos reis (Sebastião Euripedes de Páscoa e Artulino Duarte), princesa (Lucimar Pereira Queirós Lemos) também constituem um dos pontos alto do Congado, liderados pelo capitão-mor: José Salvador Eustáquio.
Destaque-se também a presença dos próprios congadeiros que orgulhosamente se apresentam, uns no cumprimento de promessas, outros pelo puro prazer da exibição artística para o público.
No ano passado, o terno de Moçambique Diamante foi o vencedor em sua categoria e está escalado para fazer a abertura da Congada 2003. A ordem do desfile, obedece a sorteio pré - definido pela comissão organizadora. Embora no último concurso tenham terminados juntos na primeira colocação, União e Xambá abrem a participação do Congado separados. União será o primeiro dia 26 e Xambá inicia no dia 27. (O cronograma completo aparece destaque nesta página)
Em todas as noites, o terno de congo mirim, Caçulas de Paraíso, vai desfilar antes dos participante do concurso. Conforme explica o presidente da comissão organizadora, Heraldo Bícego. "Por ser composto em quase sua totalidade por crianças, de comum acordo com os demais ternos que estarão concorrendo, o Caçula se apresenta antes". 
Os desfiles, começando pelos Ternos de Moçambique e seguido pelos Congos, têm início previsto para às 20:00 h., exceto no sábado, 28, quando começa às 21:00 horas. 
Ternos de Moçambique terão tempo de 15 minutos e de Congo (classificados em 2001 entre os cinco primeiros) 25 minutos. Os demais terão o tempo de 15 minutos para cumprir todo o percurso do desfile.

Organização está otimista

Heraldo Bícego, e Sidney Félix de Pádua garantem que está praticamente tudo acertado para realização da Congada. "Administração providenciará infra-estrutura necessária a realização do evento, colocando no local arquibancada para o público, cabines aos jurados, decoração da praça, serviço de som e iluminação, segurança e ambulância, com objetivo de apoiar a promoção e realização da festa", comentou o presidente. 
"A Prefeitura participa da realização através das Secretarias de Educação e Cultura e a de Obras, e a comissão concilia os interesses do congadeiros, acrescentou Sidney. 

Critérios de julgamento
Para avaliação dos jurados, os ternos serão avaliados em ritmo/caixa, dança/evolução, vestimenta/ alegoria e respeito ao folclore. O julgamento será procedido por quatro jurados em cada noite, atribuindo notas de cinco a dez. A apuração será realizada no dia 31 de dezembro, quando serão apontados os campeões. Do regulamento consta que os ternos deverão comparecer todas as tardes de 26 a 29, entre às 14:00 às 18 h., na Praça Comendador José Honório, sob pena de punição, com perca de dois pontos, por falta.
O que também faltar na procissão das imagens será da mesma forma penalizado. A festa da Congada termina com a Procissão de encerramento no dia 30, às 16:00 h., e descida das bandeiras, às 15:00 h., no dia 31, data que também acorre a apuração das notas, às 16 horas na Câmara Municipal.