Copasa inaugura ampliação e melhorias em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 22-12-2002 00:00 | 791
Foto:

"As obras que não podemos ver são as mais importantes, ou seja 6 quilômetros de adutoras para trazer a água do Santana até aqui, mais de 2 quilômetros dos Pilões até a estação de tratamento. É a purificação que fazemos e as redes enterradas". A afirmativa é do gerente distrital da Copasa, engenheiro Vasco Drázio Gil, na solenidade de inauguração das obras de ampliação e melhoria executadas pela empresa em São Sebastião do Paraíso. 
Com um investimento na ordem de R$ 5,9 milhões, além do novo prédio que irá abrigar o escritório distrital, foi construída barragem para garantir o nível de água adequado ao funcionamento do sistema de captação no Ribeirão Santana.
As obras incluíram, ainda, substituição da balsa que abriga o conjunto moto-bomba no Santana, estação elevatória de água, adequação da subestação elétrica e construída um a segunda adutora de 400 milímetros e 6.020 metros de extensão. A estação de tratamento de água teve sua capacidade ampliada de 130 para 270 litros por segundo, dentre outras melhorias. A obra incluiu estação elevatória de água tratada e um reservatório em aço com capacidade para 4 milhões de litros, um reservatório em concreto com capacidade de 1 mil metros cúbicos para reforço do abastecimento da parte baixa da cidade, além de outro em ferro fundido no bairro São Sebastião, com 300 metros cúbicos.
De acordo com os dados fornecidos pela empresa, foram implantados 23.940 metros de rede de distribuição e 10.100 metros de sub-adutoras, em diversos diâmetros, uma unidade de tratamento de resíduos.
A solenidade de inauguração aconteceu no prédio que irá abrigar o novo escritório distrital, obra que somente em sua primeira etapa contém 780 metros quadrados.
A prefeita Marilda Petrus Melles ressaltou a importância do investimento da Copasa. "A água é pré-requisito, porque é a subsistência nossa. É o bem mais precioso, primeiro a água, porque está associada a saúde", disse. Ao referir-se que o novo sistema implantado pela Copasa está planejado para atender ao município até o ano de 2020, considerou que "Paraíso está um passo a frente".
O deputado Carlos Melles disse ser uma "felicidade ter uma empresa do quilate da Copasa". Agradeceu ao governador Itamar Franco e ao ex-presidente da empresa, Marcelo Siqueira pelas obras entregues. "Mas por uma questão de reconhecimento" lembrou que o início se deu no governo de Eduardo Azeredo, quando Rui Laje era presidente da Copasa. "Esse investimento de R$6 milhões vem para nos dar qualidade de vida", disse o deputado.
O presidente da Copasa, engenheiro Carlos Coelho de Melo, um funcionário de carreira no setor de saneamento, disse que "trabalhar na Copasa é motivo de muita satisfação. "É sem dúvida a melhor empresa do País no setor de saneamento, a que tem a melhor equipe técnica, a melhor saúde financeira".
O escritório Distrital da Copasa em São Sebastião do Paraíso, é responsável por trinta municípios.