Paraíso fica em primeiro na região

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 01-01-2003 00:00 | 732
Foto:

O município de São Sebastião do Paraíso é o que tem melhor desenvolvimento humano no Sudoeste Mineiro, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A cidade aparece com IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,812, considerado comparável aos países do primeiro mundo. Além de ficar em primeiro lugar na região, Paraíso ficou em 22º lugar no estado de Minas.
O IDH é um indicador internacionalmente usado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para medir o desenvolvimento humano de um país. Nesta pesquisa, foram feitas adaptações para se chegar ao IDH-M, relativo aos municípios brasileiros.
Os dados integram o Novo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil - projeto do IPEA, da Fundação João Pinheiro e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este indicador de desenvolvimento humano engloba três aspectos da população do município: educação, renda e expectativa de vida (longevidade).
O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano considerado total pelas Nações Unidas). No entanto, é importante lembrar que o indicador de desenvolvimento expressa uma média - e, claro, podem surgir áreas de exclusão dentro de uma mesma cidade considerada pelo levantamento.
A boa classificação de São Sebastião do Paraíso no IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) na região é considerado pelas lideranças de Paraíso como um resultado esperado. O ex-ministro e deputado federal Carlos Melles (PFL) e a prefeita Marilda Melles comentaram que o desempenho obtido na pesquisa confirma o trabalho realizado em vários segmentos da administração, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Para o deputado Carlos Melles, a conquista deve ser atribuída aos programas implantados com muita força, não só em Paraíso, como em toda a região. O avanço social promovido pelo governo federal ocorreu por meio de programas como o Esporte na Escola, Esporte Solidário e outros projetos na área educacional que aumentaram a inclusão social. No início do mês, o parlamentar acompanhou o presidente Fernando Henrique Cardoso a uma viagem a Nova Iorque (EUA) quando o governo brasileiro foi premiado pelos avanços sociais realizados no País.
Ainda de acordo com Melles, as verbas federais ajudaram na realização de obras de grande importância em toda a região. "Nós tivemos uma grande soma de recursos que ajudaram a fomentar a economia, a geração de emprego e o aumento da qualidade de vida", menciona. Em Paraíso foram gerados mais de 3 mil postos de trabalho sazonais com a construção do novo aeroporto, a pavimentação de estradas, a construção do Ceduc e do Hospital do Coração, fatores que ajudaram na melhoria do IDH municipal.
Já a prefeita Marilda Melles (PFL) apontou que os investimentos na saúde, como a triplicação do PSF (Programa de Saúde da Família) ampliado para nove postos, na educação com a reabertura do pré-primário atendendo a mais de mil crianças são indicadores do trabalho que está sendo feito para a melhoria da qualidade de vida. 
Também foram citadas como exemplo as obras na área habitacional como a reforma de casas que beneficiou mais de 350 famílias, os programas sociais Agente Jovem, NAF (Núcleo de Apoio a Família) e Esporte Solidário como mecanismos que também ajudam na obtenção destes resultados.
Marilda cita ainda que o governo municipal atuou diretamente para a expansão e implantação de novas empresas, como a distruidora da Coca-Cola e Kaiser, a Rhumel, as empresas de fios cirurgicos, entre outras, que estão gerando de mais de mil empregos, o que contribui para a elevação da renda. A colheita da safra recorde de café também ajudou a absorver a mão-de-obra. "Essa colocação comprova que a nossa administração está no caminho certo e só agora a população começa a sentir os efeitos", afirma.
Não só através do discurso, disse ela, mas na prática e mediante pesquisas sérias a realidade começa a ser vista. A prefeita acredita que o resultado abrange os dois primeiros anos da gestão. "Apesar de favoráveis não vamos nos acomodar, vamos seguir nesta mesma tônica nos próximos dois anos para melhorarmos os indicadores que aí estão", conclui.
Em nível regional Paraíso ficou em primeiro lugar e no Estado em 22º. Carmo do Rio Claro ficou em segundo, e Muzambinho em terceiro. Passos ficou em 47º no Estado, e Guaxupé em 53º. Monte Santo de Minas obteve o 323ª classificação no Estado e Itaú de Minas ficou em 51º lugar, só para citar alguns comparativos. A cidade melhor colocada no Estado foi Poços de Caldas.