Redutores serão colocados no trecho da BR 491

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 19-01-2003 00:00 | 687
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O secretário municipal de infra-estrutura, Luiz Alberto Pimenta, anunciou ao Jornal do Sudoeste que mediante autorização do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem e do DNIT - Departamento Nacional de Infra estrutura e Transporte, serão colocados no trecho que margeia o perímetro urbano da rodovia BR 491, nos pontos entre o trevo de entroncamento com a MG 050 e o Terminal Rodoviário. Logo que fiquem prontas as placas de sinalização, os redutores serão construídos, afirma.
A colocação dos redutores, não é a solução ideal para os problemas do trecho, conforme reconhece o secretário, admitindo que a medida é provisória "Diante da suspensão das licitações das obras previstas, por enquanto não teremos passarelas. Resta o plano b", confidenciou. 
A liberação junto aos órgãos foi conseguida durante a semana, graças ao empenho do deputado Carlos Melles, disse o assessor especial, Antônio Carlos Arantes. "O perigo naquele local entre o trevo e a Rodoviária é constante e não devemos permitir que mais acidente ocorram naquele trecho", considerou.

Sem previsão
Dois grandes buracos, uma na BR 491 e outro na BR 265 deverão continuar expandido caso as chuvas voltem com mais intensidade. O primeiro, aos fundos da Faceac, completa quase um ano de existência. O da BR 265, tem apenas duas semanas. Ambos, assustam pela proporção e pela ameaça que estão causando em ficar maiores. Sem previsão de conserto, o perigo é eminente no trecho da BR 491. 
Na rodovia 265, o transito está interrompido e os veículos foram desviados para uma via alternativa dentro do perímetro urbano.
Na Prefeitura a informação é que constantes contatos são feitos com os órgãos competentes, solicitando providências. No entanto, o argumento é que a situação das rodovias é grave em todo o Estado de Minas e no País. O Jornal do Sudoeste entrou em contato com o escritório do DNIT, em Oliveira, responsável pela malha viária federal na região de São Sebastião do Paraíso. A informação é que o engenheiro responsável, de nome Sílvio, havia entrado em férias.
A movimentação de caminhões de grande porte a utilizar ruas de Paraíso, como desvio por causa de problema na BR 265, obrigou a Secretaria Municipal de Obras e Infra-estrutura a reformular a parte dos canteiros e das divisórias na pista da avenida José Osias de Sillos, próximo ao Estádio 1.º de Maio. 
Funcionários da Prefeitura trabalharam para criar um novo espaço que permita melhor a conversão dos caminhões que buscam acesso a Rua João Dias Neto, em direção novamente a rodovia.
Luiz Alberto também comentou esta situação, destacando que técnicos da empresa Engesa estiveram no local. "Levantamentos foram feitos e orçado a restauração. O resultado deste trabalho poderá conduzir os reparos", argumentou. Entretanto, a previsão não é das mais animadoras. O secretário acredita que apenas em março, quando as chuvas possivelmente cessarem, é que poderá haver os reparos.
Conforme informações obtidas pela reportagem, a administração pensa tem um projeto alternativo, vislumbrando a construção de uma ponte e uma passagem subterrânea, onde ocorreu o deslizamento na BR 265. A execução deste projeto ligaria os bairros Morada do Sol com o Residencial Morumbi e permitiria a interligação entre as duas partes do bairro Cidade Nova que é dividido pela rodovia. Luiz Alberto preferiu não comentar o assunto diretamente, limitando-se a dizer que a sugestão pode ser viabilizada. "Quem sabe é uma realização de futuro", sintetizou.