Frigorífico continua poluindo córrego

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 09-02-2003 00:00 | 703
Foto:

O Frigorífico Paraisense continua poluindo o Córrego Coolapa, localizado na região entre os bairros Cidade Industrial e Alto Bela Vista.
A cor avermelhada que tomou conta do pequeno riacho e o mau cheiro exalado, revelam que o abatedouro ainda está lançando resíduos e sangue no esgoto a céu aberto. A denúncia foi feita pela imprensa local, na segunda quinzena de agosto.
Sobre esse caso, a promotora de justiça, Cláudia Alfredo Marques, curadora do meio ambiente na comarca de São Sebastião do Paraíso, diz que as medidas tomadas foram as mesmas em relação aos curtumes. "Estou aguardando também, o laudo da Fundação Estadual do Meio Ambiente -FEAM", comenta.
Marques diz que enviou uma solicitação para saber se o Frigorífico Paraisense possui a licença de operação. Caso não tenha, será necessário de pelo menos um termo de ajustamento de conduta, onde o proprietário se comprometa a regularizar a situação ambiental dentro de um certo tempo. "Caso contrário, entrarei com uma ação civil pública, pedindo que o estabelecimento encerre suas atividades", comenta.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental -Codema, Frederico Augusto Avelar Nogueira, diz que o frigorífico ainda está no prazo para o licenciamento ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente -FEAM. "Mas o que houve naquele córrego, foi que a canalização havia estourado, no entanto a Prefeitura já arrumou, por isso, no Córrego Coolapa, nenhum dejeto está sendo jogado", explica.