12 MESES

Walkinho faz avaliação positiva de seus 12 meses de mandato: dívida herdada é o maior desafio, diz

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 27-09-2017 16:10 | 1489
Foto: Adriano Rosa Silva

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, apresentou na manhã de segunda-feira (25/9), no Teatro Municipal Sebastião Furlan, um balanço de um ano à frente da Prefeitura. Antes de ser eleito em outubro ele já exercia o mandato. Assumiu em setembro quando o então prefeito, Rêmolo Aloíse, decidiu renunciar ao cargo em 19 de setembro de 2016. 
O principal desafio segundo Walkinho ainda são as dívidas herdadas da gestão anterior somadas à queda de receita que os municípios vêm sofrendo.
Walkinho destacou circunstância que chamou de calamitosa quando assumiu a cadeira do Executivo em 23 de setembro do último ano. Segundo ele, a situação, que já não era positiva, mostrou-se ainda mais preocupante quando auditoria revelou a gravidade que se encontravam as finanças da Prefeitura.  O prefeito, no entanto ressaltou o trabalho junto ao seu secretariado, que diante da união de esforços contribuiu para avanços no atendimento a população e afirmou que a gestão não é dele, mas de todos. “Não gosto de usar a palavra no singular, eu digo nós, porque ninguém faz nada sozinho”, disse.
A dívida da prefeitura levantada por auditores foi de R$72 milhões, número que hoje segundo o prefeito está na casa dos R$54 milhões.  Entre as conquistas apontadas por ele, “somado ao enfrentamento desta dívida milionária, está o pagamento em dia das rescisões em seu mandato, redução de gastos com aluguéis, recuperação de frota de veículos e investimento na área da saúde, obras e educação”.
“Os servidores municipais, secretários e todos os seus servidores estão empenhados em fazer com que a cidade mude de página e estamos mudando. As coisas vêm caminhando e nós estamos trabalhando muito. Assistimos a um cenário muito ruim no passado e hoje esse cenário já é outro, apesar das dificuldades financeiras que não é somente Paraíso que vivencia. Hoje recebi um e-mail revelando que 72% dos municípios do Brasil estão passando por dificuldades devido a falta de repasse da União e Estado, inclusive com atraso nas folhas de pagamento”, destaca. 
Walkinho ressaltou que vem trabalhado de forma séria e fazendo “mais com menos”. “Sou bastante otimista de que a situação irá melhorar, não pode ficar da forma que estava. O importante é que estamos comunicando e mostrando para a população que queremos levar o melhor serviço, já que são eles que pagam imposto. Administração pública é Legisla-tivo e Executivo pensando no cidadão. De mãos dadas vamos caminhar para volta a essa situação que o país vive”, acrescenta.




REALIZAÇÕES
Entres os resultados apresentados neste primeiro ano de gestão, o prefeito Walkinho destacou a regularização da folha de pagamento de servidores, renegociação de dívidas com fornecedores e prestadores de serviços, economia de 30% com aluguéis e recuperação da frota de veículos do município. Ele também falou sobre diminuição de servidores contratados, de 887 para 598 e segundo destacou, a intenção é chegar pelo menos a 400 servidores.
No campo da saúde, o prefeito falou sobre a intervenção na Santa Casa por recomendação do Ministério Público com a retomada do pagamento a entidade e renegociação com o Hospital Gedor Silveira. Falou também da implantação dos protocolos de distribuição de leite, suplemento alimentar, oxigenoterapia e fraldas e da regularização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além dos trabalhos feitos pelos agentes de combate à dengue.
Sobre o setor de obras e transporte, Walkinho pontuou a diminuição de veículos terceirizados com a recuperação da frota própria e apoio ao transporte dos universitários. O prefeito também comentou a negociação para instalação do Sesc e tratativas para implantação de um campus da Universidade Federal de Lavras no município. Destacou a pavimentação e recapeamento de vias do município, além de recuperação das estradas rurais.
No campo da educação e esporte, ressaltou a parceria com a Libertas Faculdades Integradas que possibilitou ampliar a oferta de cursos do Pronatec e da Universidade Aberta do Brasil, além do atendimento a 5.566 alunos das escolas municipais. Outro ponto destacado pelo prefeito Walkinho foi a retomada das obras na quadra do bairro São Francisco e de projetos esportivos. Comentou também o convênio com a Intelli e chamou a parceria de investimento.
Sobre o Meio Ambiente, o prefeito salientou a retomada da coleta seletiva que segundo ele deve ser ampliada em breve a toda população; adequação do Aterro Sanitário; reativação do depósito de entulhos de construção; revitalização do Parque da Serrinha; ampliação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; e reorganização das feiras livres e dos arranjos produtivos do artesanato, além do programa de Fomento a Horticultura.
Em relação à Segurança Pública, Walkinho disse que as ruas da cidade e do distrito de Guardinha voltaram a receber sinalização de trânsito e novos investimentos serão feitos, principalmente para a Guarda Municipal. Ele também ressaltou a retomada do projeto Educando para o Trânsito  a reorganização da Defesa Civil,  para atuação em pronta resposta em caso de necessidade.
O prefeito finalizou a reunião falando sobre a criação da Secretaria de Desenvolvimento Social e de diversos conselhos, entre eles do Direito do Idoso e das Mulheres, além da retomada das ações do Conselho Municipal Antidrogas. “Com as dificuldades que estamos enfrentando, estamos trabalhando para ter uma empresa com saúde financeira boa”, completou.