Assim pode ser chamada a noite em que ocorreu o I Encontro da Família Rocha no dia 4 de agosto no salão principal do Hotel Cosini de São Sebastião do Paraíso.
Com cerca de 80 participantes o encontro permitiu que parentes que há muito não se viam, se abraçassem em alegre e bonita confraternização.
Juntando-se aos familiares em Paraíso vieram participantes residentes em outras cidades, principalmente de Campinas, Rio de Janeiro, Jundiaí, São Paulo, Nova Friburgo, Jacuí, Passos, ficando a noite muita curta para que o papo fosse colocado em dia, restando ainda muita prosa e causos a serem contados.
Complementando esta confraternização, foi servido um belíssimo coquetel animado por canto e teclado de músico paraisense com repertório eclético passando por todos os gêneros, da bossa-nova ao sertanejo e que findou com um carnaval fora de época, com todos dançando e cantando, principalmente o nosso hino OBA que vem a ser a música do bloco paraisense ‘Bafo da Onça”.
O segundo encontro já ficou agendado para 2019 com a certeza de que o número de participantes será muito maior, dado o tamanho sucesso que se viu neste primeiro.
Agora um pequeno resumo da historia desta família que fincou raízes tão profundas em Paraíso, chegando agora à sexta geração. Infelizmente nos lembramos de organizar tardiamente este Encontro e já não temos mais conosco ninguém da primeira e segunda geração.
Tudo começou no final do século IXX, quando uma longa e avassaladora seca assolou o sertão baiano trazendo como sempre preocupação e angústia aos produtores rurais. Foi então que algumas famílias de Paramirim , os Rocha, Marques e Mafra, parentes entre si, resolveram vender suas posses e migrar para outros destinos em busca melhores condições de vida e onde pudessem criar e educar os seus filhos.
Era uma época de transporte precário e até chegarem ao interior de São Paulo, passando por Minas viveram verdadeira odisséia, cuja bonita história ainda há de ser contada em seus detalhes. Sabedores do grande desenvolvimento cafeeiro no Sul de Minas para cá se deslocaram e fincaram raízes, dando origem à formação destas tradicionais famílias paraisenses, quer de nascimento quer de coração, como se sentiam de verdade.
No caso da nossa família Rocha, os patriarcas são:
JONAS DE OLIVEIRA ROCHA e CLOTILDES MARQUES ROCHA
Seus descendentes:
PEDRO DE OLIVEIRA ROCHA - solteiro
FAMÍLIA ROCHA NAVES
MARIA ROCHA NAVES casada com JOSÉ BRAZ NAVES
FAMILIA GIACHERO ROCHA
ANTONIO DE OLIVEIRA ROCHA casado com LEONOR GIACHERO ROCHA
FAMILIA ROCHA LEMOS
ISAURA ROCHA LEMOS casada com ARNALDO LEMOS
FAMILIA ROCHA PEREIRA
APARECIDA ROCHA PEREIRA casada com JOAQUIM PEREIRA
FAMILIA RAMOS ROCHA
GERALDO DE OLIVEIRA ROCHA casado com MARIA LEONILIA RAMOS ROCHA
Destes vieram os descendentes, hoje espalhados por toda parte deste país, mas juntos aos que aqui estão, seus corações teimam em voltar às origens.
E também por aqui serão todos os encontros de todas as gerações presentes e futuras com suas verdadeiras raízes. Que venha logo o próximo!
JOSÉ ROCHA NAVES
josenaves.adv@gmail.com