O atleta paraisense José Geraldo Sales, Xaropinho, participou da 22.ª edição da Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, domingo, dia 19, onde conseguiu expressiva classificação. De São Sebastião do Paraíso também participou o atleta Manuel Vieitez Murada
Um dia antes fizeram reconhecimento e treinamentos no percurso da prova. “Chegamos com antecedência para os preparativos. A largada foi às 08h15 no aterro em São Conrado, chegando ao aterro do Flamengo, totalizando 21,1 metros”, contam.
Xaropinho considera que o resultado obtido por ele “foi muito bom”, levando em conta ser “atleta amador”. “Fiz o trajeto em 1 hora e 29 minutos, dentre 13 mil atletas masculinos inscritos, além de cinco mil mulheres, cheguei em septuagésimo décimo quinto, no geral”.
Manuel participou pela primeira vez de meia maratona, e no percurso teve problema físico. Faltando cinco quilômetros para o término da prova “sentiu no joelho e teve que terminar a prova mais de leve, concluindo em 2 horas 35 minutos”.
Xaropinho já participou de várias provas, as tradicionais Meia Maratona do Rio de Janeiro pela terceira vez, correu por cinco vezes a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e em igual número a São Silvestre, em São Paulo, ou seja, corridas de maior expressão em âmbito nacional. Tem obtido resultados expressivos em provas na região, sempre subindo ao pódio na classificação por categoria (ele está com 40 anos).
O atleta destaca seu objetivo de “melhorar cada vez mais”, salientando agradecimentos à treinadora Janaína Assis que tem lhe dado respaldo técnico. “Temos feito ótimo trabalho no decorrer deste ano”, afirma.
Xaropinho diz que sabia das dificuldades que encontraria na Meia Maratona do Rio de Janeiro, pelo clima muito quente e percurso muito difícil, “mas a prova é belíssima”, e por isso focou nos treinamentos (as segundas, terças e quintas-feiras) e aos domingos no chamado “longão”, que conforme o próprio nome sugere, trata-se de corrida mais longa, entre 18 a 21 quilômetros. “Sempre a gente vai correndo até Guardinha, e treinamos muito no “campão”, onde costumo ir à tarde”.
O atleta destaca e agradece o apoio que sempre tem recebido da empresa Mediterranèe através da empresária Maria Helena Brandão Alcântara. “Tem ajudado não somente a mim, mas a outros atletas paraisenses”, o que nos permite participar desses eventos, diz Xaropinho. Para a disputa da Meia Maratona do Rio de Janeiro ele explica ter contado também com o apoio da empresa Tobias Motos. “Se não tivermos essa parceria fica muito difícil, pois temos gastos com inscrições, despesas de viagem e hospedagem”.
No próximo dia 30 Xaropinho volta a correr, desta vez na tradicional corrida promovida pela Academia Energy. Além de outras provas em nível regional previstas para Guaxupé e Ribeirão Preto, ele irá se preparar para a São Silvestre, em São Paulo.