XEQUE MATE

Os 10 benefícios do Xadrez para a saúde

Por: Gérson Peres Batista | Categoria: Esporte | 25-08-2018 22:02 | 19742
Um bom enxadrista precisa ser vigoroso e enérgico como um atleta; engenhoso e  exato como um cientista; e acima de  tudo romântico e sensível como um  artista  (Hindemburg Melão Jr)
Um bom enxadrista precisa ser vigoroso e enérgico como um atleta; engenhoso e exato como um cientista; e acima de tudo romântico e sensível como um artista (Hindemburg Melão Jr) Foto: CXOL

Promove o desenvolvimento cerebral: Jogos como o xadrez, que desafiam o cérebro, realmente estimulam o crescimento de dendritos – organismos que enviam sinais a partir das células neurais. Com mais dendritos, a comunicação neural, dentro do cérebro, melhora e fica mais rápida. Pense no seu cérebro como se fosse um processador de computador. As ramificações dos dendritos enviam sinais que se comunicam com outros neurônios, o que faz com que o processador opere de forma rápida, mais favorável. A interação com as pessoas em atividades desafiadoras também estabelece o crescimento dos dendritos e o xadrez te dá ótimas oportunidades para fazer isso.

Exercita os dois lados do cérebro: Um estudo alemão afirmou que quando é pedido aos jogadores de xadrez que identifiquem posições de jogo e formas geométricas, os dois hemisférios do cérebro, esquerdo e direito, ficam altamente ativos. O tempo de reação para as formas simples era o mesmo, mas acabavam usando ambos os lados do cérebro para responder mais rapidamente a questões relacionadas à posição de jogo.

Aumenta o QI: Pessoas inteligentes jogam xadrez ou é o xadrez que deixa as pessoas inteligentes? Pelo menos um estudo científico mostrou que jogar xadrez pode realmente aumentar o QI do praticante. Uma análise feita com 4.000 estudantes venezuelanos demonstrou aumentos significantes na pontuação do QI, tanto dos meninos quanto das meninas, após quatro meses de práticas de xadrez. Então pegue o seu tabuleiro de xadrez e aumente seu QI! 

Ajuda a prevenir o Alzheimer: À medida em que vamos envelhecendo torna-se incrivelmente importante exercitar o cérebro, assim como você faria com qualquer outro músculo do seu corpo, com o objetivo de mantê-lo saudável. Um estudo recente publicado no The New England Journal of Medicine afirma que pessoas com mais de 75 anos de idade que praticam esportes mentais como o xadrez, têm menos probabilidade de desenvolver demência que idosos que não praticam esse tipo de jogo. O ditado “use-o ou perca-o” certamente se aplica aqui, já que um cérebro sedentário pode ter suas funções prejudicadas. Mais uma razão pra você começar a jogar xadrez antes de fazer 75 anos.

Aguça a criatividade: Jogar xadrez ajuda a liberar sua originalidade uma vez que ele ativa o lado direito do cérebro, o lado responsável pela criatividade. Um estudo realizado durante quatro anos analisou grupos de estudantes do 7º ao 9º ano que jogavam xadrez, usavam o computador ou faziam qualquer outra atividade uma vez por semana, por 32 semanas, para ver qual atividade promovia um maior crescimento no pensamento criativo. O grupo que jogava xadrez teve a pontuação mais alta em todos os graus de criatividade, com a originalidade sendo sua maior área de ganho.

Melhora a capacidade de resolver problemas: uma partida de xadrez exige pensamento rápido e solução de problemas em tempo real porque o oponente está constantemente mudando os parâmetros. Uma pesquisa realizada em 1992 com 450 estudantes do 6º ano em  New Brunswick indicou que aqueles que tinham aprendido a jogar xadrez tinham uma pontuação significativamente mais alta em testes padronizados em comparação com aqueles que não jogavam xadrez. 

Ensina planejamento e melhora a tomada de decisão: Uma das últimas partes do cérebro a se desenvolver durante a adolescência é o córtex pré-frontal, a área responsável pelo julgamento, planejamento e auto-controle. Por exigir um pensamento estratégico e crítico, o xadrez ajuda a promover o desenvolvimento do córtex pré-frontal e ajuda os adolescentes a tomarem decisões melhores em todas as áreas da vida, por vezes impedindo que façam escolhas irresponsáveis e arriscadas. 

Melhora as habilidades de leitura: Em uma famosa pesquisa de 1991, Dr. Stuart Margulies analisou a performance de leitura de 53 estudantes da escola primária que participaram de um programa de treinamento de xadrez e os avaliou em comparação com outros estudantes que não jogavam xadrez. Ele concluiu que jogar xadrez ocasiona um aumento na performance de leitura. Em uma cidade onde os testes dos estudantes ficaram abaixo da média nacional, as crianças que jogavam xadrez ficaram acima dessa média.

Otimiza a melhoria da memória: Os enxadristas sabem que a prática do xadrez melhora suas memórias, principalmente por causa das regras complexas que devem ser lembradas, além do acesso rápido à memória necessária para evitar erros cometidos anteriormente ou para lembrar certo estilo de jogo do adversário. Bons jogadores de xadrez têm memória excepcional. Uma pesquisa realizada na Pensilvânia com alunos do 6º ano descobriu que os estudantes que nunca tinham jogado xadrez, melhoraram suas memórias e habilidades de comunicação verbal depois que começaram a jogar. 

Acelera a recuperação de acidente vascular cerebral: O xadrez desenvolve a coordenação motora fina em indivíduos que têm alguma deficiência física ou que tenham sofrido um AVC ou outro acidente fisicamente debilitante. Essa forma de reabilitação usa a movimentação das peças em diferentes direções (pra frente, pra trás, na diagonal pra frente, na diagonal pra trás) para ajudar a desenvolver e afinar a capacidade motora do paciente, enquanto que o esforço mental feito durante o jogo pode melhorar a capacidade de comunicação e cognitiva. Jogar xadrez também pode estimular a concentração profunda e calma, ajudando a centrar e relaxar pacientes que estejam experimentando diversos graus de ansiedade.

Fonte: texto traduzido da Health Fitness Revolution por Vanessa Rodrigues