GP BRASIL

Mercedes é mais rápida em dia de treinos equilibrados, em Interlagos

Valtteri Bottas fechou a sexta-feira com o melhor tempo no primeiro dia de treinos livres para o GP do Brasil.
Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 09-11-2018 21:19 | 4320
Valtteri Bottas foi o mais rápido do primeiro dia de atividades de pista em Interlagos
Valtteri Bottas foi o mais rápido do primeiro dia de atividades de pista em Interlagos Foto: Divulgação / FIA

A sexta-feira de abertura dos trabalhos de pista para o 47º GP do Brasil de Fórmula 1 em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, começou com outra boa notícia para o país: a contratação de Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Mundial, Emerson Fittipaldi, que será piloto de testes e de desenvolvimento da equipe Haas.

Ainda nesta semana outro brasileiro, Sergio Sette Câmara, já havia sido confirmado pela McLaren para as mesmas funções no ano que vem.

Pietro teve um ano conturbado com o grave acidente que sofreu na abertura da temporada do Mundial de Endurance (WEC), na Bélgica, que o deixou com fratura exposta na perna esquerda, e comprometeu seu cronograma que previa disputar tanto o WEC quanto sete etapas da F-Indy, entre elas as 500 Milhas de Indianápolis. O piloto de 22 anos tinha também conversas adiantadas com a Haas para fazer testes com a equipe em julho, na Hungria, mas entre cirurgias e recuperação foram mais de dois meses de muito esforço para voltar em forma.

Apesar das incertezas no processo de recuperação, as conversas com a Haas prosseguiram, enquanto Gunther Steiner (chefe da equipe) observava a recuperação do piloto e suas condições físicas. Pietro passou no teste e teve a contratação confirmada hoje. A Haas faz a sua segunda temporada na Fórmula 1 e neste temporada ocupa a 5ª posição no Mundial de Construtores com 84 pontos, atrás da Renault com 114.

O primeiro dia de treinos livres, em Interlagos teve tempo nublado com temperatura amena e sem chuva. O finlandês Valtteri Bottas fechou a sexta-feira com o melhor tempo do dia, registrado na segunda sessão de treinos, no período da tarde com o tempo de 1min08s846, apenas 0s003 milésimos mais rápido que o companheiro de Mercedes e já pentacampeão, Lewis Hamilton, que terminou em 2º.

Uma das características dos 4.309 metros do Autódromo de Interlagos é aproximar os carros. Isso é tão verdade que mesmo batendo no guard-rail ainda no começo da sessão da tarde, o tempo de Nico Hulkenberg, da Renault, último colocado com apenas seis voltas completadas, foi 2s828 mais lento que a marca de Bottas.

Pela manhã Max Verstappen, da Red Bull, havia liderado a sessão com 1min09s011, mas à tarde não passou da 5ª posição, atrás do companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo (4º).

Sebastian Vettel ficou com o 3º melhor tempo do dia e Kimi Raikkonen em 7º. Com o campeonato de pilotos já decidido em favor de Hamilton, a meta da Ferrari em Interlagos é lutar pelo Mundial de Construtores. A Mercedes leva 55 pontos de vantagem sobre a Ferrari (585 a 530). Para levar a disputa para a última corrida do ano, em Abu Dhabi, dia 25, a Ferrari precisa descontar em Interlagos pelo menos 13 pontos, já que o máximo que uma equipe pode fazer num final de semana de corrida são 43 pontos (25 do primeiro, mais 18 do segundo colocado). Se a Mercedes manter a diferença, o Mundial de Construtores termina em São Paulo.