Um grupo de vereadores e uma comissão formada por servidores da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso se reuniram na tarde de quarta-feira (7/11), para discutir o novo processo de licitação do transporte público municipal que está sendo elaborado pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil.
Um novo edital teve que ser elaborado pela Secretaria de Trânsito e Transporte, uma vez que o certame que seria realizado neste ano foi cancelado pela pasta dias antes de acontecer, por causa de irregularidades encontradas nas duas empresas que concorriam ao posto.
Entre os assuntos discutidos pelos vereadores e os membros da comissão que elabora o edital estavam os valores de passagens cobradas dos usuários, a contratação de uma consultoria para definir possíveis novas linhas e itinerários, a implantação de tecnologias para melhorar o serviço prestado e as condições dos ônibus disponibilizados pela empresa vencedora. Após fazer uma série de questionamentos sobre o documento que está sendo elaborado, Cidinha Cerize disse ser muito importante que a secretaria faça uma licitação que traga mais benefícios aos cidadãos.
Marcelo Morais citou diversos problemas da empresa que atualmente presta serviços ao Município. Segundo ele, a Viação Cidade dos Ipês deixou de cumprir várias cláusulas no primeiro contrato firmado com a Prefeitura. O presidente da Câmara lembrou ainda da denúncia apresentada por ele ao Ministério Público, em que a instituição citada teria utilizado uma empresa agregada para apresentar denúncias contra suas concorrentes no processo licitatório que acabou sendo cancelado no último mês de maio.
"Descobri que essa empresa agregada, que não participava da licitação, estava no nome da mãe do dono da Viação Cidade dos Ipês. Isso é agir de má fé", apontou Morais.
Com o cancelamento da licitação, a companhia continua prestando serviços ao Município mediante contrato emergencial. O detalhe é que o acordo, que deveria durar poucos meses, já perdura por quase dois anos devido à falta de um novo certame. Segundo os vereadores, a Viação Cidade dos Ipês tem prestado um serviço de má qualidade.
Membros da comissão garantiram aos representantes que estão trabalhando para que a empresa vencedora do novo certame atenda à população paraisense da maneira mais satisfatória possível. Em con-trapartida, os vereadores ofereceram total apoio ao grupo de servidores responsáveis pela licitação. "Queremos ser parceiros. É importante que haja uma gestão que faça o controle desse serviço prestado, que exija que a empresa cumpra à risca todos os serviços que serão contratados", concluiu.
Marcoantonio Mosquetti e os demais membros da comissão informaram aos vereadores que o novo edital para contratação da empresa de transporte público deve ser concluído dentro de duas semanas. Em seguida, o documento será encaminhado ao Tribunal de Contas de Minas Gerais para apreciação. A previsão é que a licitação seja realizada no início de 2019.