Bianca Lourenço Siqueira, ou simplesmente Bia Siquei-ra,13 anos, não é apenas uma garotinha despontando para a vida igual a tantas outras de sua faixa de idade. Há pouco tempo ela iniciou carreira de atleta e vem se destacando em sua categoria nas lutas pelos tatames ao ponto de ao fim de mais uma competição, desta vez ter conquistado o tricampeonato Mineiro, sendo apontada como a menina-prodígio do Jiu Jitsu. Entre sonhos e a dura realidade dos treinos ela vem se dedicando aos treinos, visando aprimorar técnicas e táticas para um projeto ambicioso que é disputar dois campeonatos mundiais no exterior, um nos Estados Unidos e outro em Dubai, nos Emirados Árabes em 2019.
Depois do Campeonato Paulista e a disputa em São Bernardo do Campo, Bia voltou lesionada e precisou intensificar as ações para poder disputar o Campeonato Mineiro realizado no último final de semana em Paraíso. "Por conta das lesões que sofri os treinamentos e a preparação tiveram de ser mais fortes e mais intensos dentro de um curto espaço de tempo", conta. Ela vinha em processo de recuperação quando machucou-se, novamente nos treinos. "Infelizmente aconteceu e eu fiquei com um pouco de receio de não conseguir me preparar bem por conta de estar lesionada em dois lugares. Felizmente deu tudo certo e tive tempo de melhorar e ficar bem próxima dos 100%", descreve.
Para se recuperar ela utilizou-se até de ventosas no tratamento o que a ajudou bastante. "Agradeço muito ao Michael Francini que me auxiliou muito no tratamento. É uma técnica que foi usada até mesmo por meu pai que também se lesionou", diz. A família de Bia é pontual no tatame. O pai Adriano Siqueira também pratica a atividade e foi um dos organizadores do campeonato além de estar sempre na torcida e apoiando. A mãe é Fernanda Siqueira e também foi outra vitoriosa no Campeonato Mineiro tendo subido ao alto do pódio, primeiro lugar em sua categoria.
Bia diz em resumo que 2018 foi um ano de muitas conquistas. "Participei de vários campeonatos e sai vencedora da maioria dos combates", explica. A preparação vem desde 2016 e tem se tornado cada vez mais intensa. São períodos de muita preparação e também de superação", opina.
Para 2019 Bianca já faz planos e projetos com algumas metas a serem alcançadas. "Começarei um projeto de defesa pessoal para mulheres. Também tem um trabalho social que realizo nos bairros e comunidades", destaca. Uma destas ações acontece no Centro Municipal de Educação Infantil Antonino José Amorim. "Continuarei ano que vem com as aulas para as crianças em um modo diferente para que possam aprender junto com brincadeiras, acredito que será um projeto bem legal", descreve. O ensinamento às crianças será de forma básica. "Vou trabalhar também com as crianças a cidadania, o respeito com eles e os professores e a comunidade para todos os lugares", define.
Bianca reforça que na Academia onde treina, a Fight Clube FRBJJ que foi a grande campeã por equipe no Mineiro de Jiu Jitsu, também exige-se boa postura em casa e na sociedade. "É preciso ter não apenas boas notas na escola ou ser bom aluno lá. Tem que ter comportamento com a família e com os amigos", destaca.
Por toda esta postura e também pelos resultados Bianca Siqueira teve uma importante conquista neste ano que foi o patrocínio da Unimed. "É uma ajuda importante e só tenho a agradecer por tudo que eles têm feito por mim, inclusive no tratamento da lesão que foi de fundamental importância. O atendimento que tive me ajudou bastante e só tenho a agradecer", ressalta. Para alcançar seus objetivos ela continua em busca de mais apoiadores e está em contato com novas empresas para alcançar as metas estabelecidas para o ano que vem.
Neste ano Bia ainda participa de pelo menos mais uma competição que será o campeonato entre as academias da cidade. A competição ainda não tem data definida, mas é a possibilidade de conquista de mais um título. "Já estou me preparando para fechar o ano com chave de ouro", descreve. Para Adriano Siqueira todas as lutas e campeonatos são fundamentais.
"É importante termos estas competições que possibilitarão o ranqueamento quem sabe permitirá que ela lute nos Estados Unidos ou nos Emirados Árabe, no Campeonato Mundial, possibilitando uma conquista muito maior. Estamos nos organizando e nos preparando", acrescenta.
Agradecimentos
Adriano Siqueira que foi um dos organizadores do Campeonato Mineiro de Jiu Jitsu agradeceu a todos que o apoiaram junto com o professor Rodrigo Teixeira. "Agradecemos as empresas, a vice-prefeita, Dilma Oliveira; a Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso de maneira geral e todos que colaboraram", cita.
Foram mais de mil pessoas envolvidas e um grande sucesso em nossa cidade com atletas de várias cidades da região e ate do interior de São Paulo. Ele acrescentou também agradecimentos ao Jornal do Sudoeste. "Deixo também o nosso muito obrigado ao Nelson Duarte que sempre tem apoiado e incentivado todos os esportes da nossa cidade e conosco não foi diferente", finaliza.