A quinquagésima primeira etapa do Circuito Blitz do CXSSP foi especial.
A etapa comemorativa de Natal foi a última de 2018 e contou com a presença do grande mestre Evandro Amorim Barbosa. Foram 36 participantes que disputaram a prova, em 9 rodadas.
Na categoria A o grande campeão foi o GM Evandro Amorim Barbosa (ELO 2454) que terminou a competição com 9 pontos, 100% de aproveitamento.
O segundo colocado foi João Paulo Cassemiro Marques (ELO 2272) com 8 pontos.
E o terceiro, Danilo Epitácio Neves Rosa (ELO 2025) com 6,5 pontos.
Na categoria B o campeão do torneio foi Brenno David Pereira Paschoa (ELO 1508) com 4,5 pontos. O segundo colocado Vinicius Santiago Silva Alves (ELO 1384) com 4 pontos.
Em terceiro terminou ficou Gilberto Oliveira Hen-riques (ELO 1643) com 4 pontos.
Fonte: www.cxssp.com.br
QUIZ DE XADREZ Desafio: Pretas Jogam e Ganham
Partida Reiner x W. Steinitz (Viena 1860)
Dicas para desenvolver a habilidade tática e o cálculo através deste diagrama de estudo e de outros que vier a fazer:
Tente identificar os temas táticos. Assim você vai aprendendo a fazer a leitura dos padrões que governam o pilar tática. Estes elementos se repetem nas partidas, por isso é importante reconhecer uma cravada, um duplo, peça sobrecarregada, desvio da defesa, fraqueza da primeira/oitava fileira, interferência, bloqueio de casa, aberturas de linhas, etc.
Busque os lances candidatos que venham a explorar os temas que você identificou. Priorize a jogada intuitiva (aquela que lhe vem primeiro à mente), porém não fique apenas nela. Explore a posição com outros movimentos que podem ser mais eficientes do aquele que você pensou previamente. Trabalhar com três lances candidatos é uma boa estratégia, pois lhe dará variedade de ideias e não tomará muito tempo. Se houver necessidade ajuste este número para mais ou para menos dependendo do caráter da posição.
Agora é hora de fazer o cálculo (seja ele de curto, médio ou longo prazo), ou seja, a parte concreta da tomada de decisão. Aprofunde suas análises nos lances candidatos que escolheu até ficar com apenas um. Há variadas técnicas que facilitam o cálculo como eliminação, comparação, inversão da ordem dos lances... E, inclusive, os lances candidatos que estamos abordando fazem parte destas técnicas! Veja qual modo se ajusta melhor ao diagrama de estudo e vá peneirando até encontrar o movimento adequado.
Pronto, é só fazer o lance?! Não! Tem ainda o "recálculo". Esta jogada que escolheu como a melhor, dê ainda uma geral no tabuleiro para ver se é ela mesmo, se não deixou passar nada em sua análise. Como agora estará checando apenas um lance, conseguirá focar melhor sua mente impedindo que cometa erros graves de avaliação.
Agora sim, pode fazer seu lance... Se acertou, parabéns! Se não acertou, não tem problema. A construção do conhecimento se faz em grande parte pelo processo de tentativa-erro. Erramos aqui para acertar ali na frente. Tudo gera ganho cognitivo e faz parte da evolução natural do enxadrista.
Ah, se você achou esse método muito demorado, não se preocupe. A mente inicialmente trabalha no modo lento para aprender um determinado assunto. Depois ela entra no modo rápido, repetindo aquele padrão aprendido e gerando novas conexões a partir desse conhecimento prévio absorvido. Dessa forma, se você fornece para seu cérebro uma sequência lógica de pensamento é mais fácil para ele passar do modo lento para o rápido. O que inicialmente pode demorar minutos para você chegar a uma solução, com o tempo, através de um processo elaborado de estágios de pensamento, quiçá levará apenas alguns segundos...
Atenção: resposta do diagrama na próxima edição desta Coluna de Xadrez. Fonte: www.cxol.com.br