PREÇO DO GÁS

Gás de cozinha, veja novo levantamento de preços feitos pelo “JS”

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Economia | 01-02-2019 22:56 | 15188
Foto: Reprodução

Periodicamente o Jornal do Sudoeste faz levantamento de preços do gás de cozinha em São Sebastião do Paraíso. Nesta semana o preço foi pesquisado em 15 estabelecimentos que revendem o produto de extrema necessidade.

Conforme levantamentos quinta-feira (31/1) foi constatado que o menor preço de venda ao consumidor foi encontrado no Alemão Gás, por R$ 60, no local de venda a vista, ou por R$ 63 a ser pago com cartões.

Fato preocupante e de fundamental importância para beneficiar a economia popular constatado no levantamento é que a maioria dos estabelecimentos revendedores de gás não está expondo o preço visível ao consumidor paraisense. No levantamento anterior os preços estavam expostos.

Infelizmente conforme chegou ao nosso conhecimento em relato feito por revendedor,  novamente voltou a prática já denunciada pelo Jornal do Sudoeste, dando conta que novamente revendedores são coagidos e ameaçados para que não vendam o gás por preço mais em conta. As ameaças, conforme explicou, são para não expor o preço ao consumidor sob pena de corte de fornecimento por parte da distribuidora.

Houve revendedor que não quis nem declarar o valor exato cobrado pelo botijão, preocupado com a divulgação feita pelo “JS”. Estavam visíveis preços cobrados por galões de água, carvão e outros produtos, mas o do gás de cozinha não estava.

Existem leis federais e municipal que determinam a exposição de preço bem visível cobrado pelo gás de cozinha. Lei 10.962/04 e Decreto 5903/06.

Na tabela de preços em anexo constam valores cobrados e endereços dos estabelecimentos onde foi procedido levantamento nesta semana.