ESTUDANTES

Universitários se unem e criam nova associação de estudantes em Paraíso

Segundo presidente da nova associação, dentro de 20 a 30 dias situação deve ser normalizada
Por: João Oliveira | Categoria: Transporte | 04-02-2019 10:09 | 10243
Nova diretoria faz reunião com proprietários de ônibus para explicar atual situação
Nova diretoria faz reunião com proprietários de ônibus para explicar atual situação Foto: Geovana Gonçalves

Estudantes universitários se reuniram na Câmara Municipal no inicio da noite de sexta-feira (1/2), para criar uma nova associação de estudantes e definir a sua diretoria e o conselho fiscal. A iniciativa teve como ponto de partida o bloqueio de fornecimento de combustível pela Prefeitura à Associação Cultura e Estudantil de Paraíso (ACEP) por determinação do Ministério Público e que investiga denúncia contra a associação. A única solução viável para que o fornecimento de combustível fosse retomado era a formação desta nova associação.

Pelo menos 52 estudantes compareceram a reunião, mas a mobilização já vinha ganhando apoio de outros alunos que não puderam comparecer e acompanhar a formação da nova associação e da sua diretoria; também participaram o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, o presidente da comissão de Educação e membros, Vinício Scarano, Cidinha Cerize e Marcelo Morais, além de proprietários de empresas de ônibus.

DIRETORIA
Os estudantes elegeram a nova diretoria que, após definida, reuniu-se com proprietários das empresas de ônibus do município para expor a situação. Para presidente da nova associação, com 26 votos, foi eleito o estudante Weslley Dias Oliveira; vice-presidente Gustavo Aparecido Costa Ferreira; tesoureiro a estudante Maria Eduarda de Souza Machado; 2° tesoureiro  Nilmar Santos Esterci Filho; secretário: Wesley Lopes Alves; 2° secretária: Emanuele Tais Neto.

Também foi definido o comitê gestor e os membros do conselho fiscal e seus suplentes. Para o comitê foram eleitos os estudantes Liriane Vita Pereira Nortes e Elias de Paulo Silva; já para o conselho fiscal  Laura Potenciano Queiroz, Luciano Donizete, Mariana Messias de Souza, Anne Corsi da Silva, Leandro Augusto, Hiaggo Augusto de Souza Bueno e Patrick Valdivino Nunes. Para suplentes do conselho foram escolhidos os alunos Juliana Neves Pereira, Grazielle C. Oliveira, Yasmym Zanin, Anderson Expedito Vieira, Jessika Morais, Guilherme Paulino Alvez, Matheus de Paula.

Conforme o presidente da nova associação, Weslley Dias Oliveira, após eleição a nova diretoria reuniu-se com os proprietários das empresas de transporte. “Foi uma reunião bastante sadia, os proprietários  entenderam e querem normalizar toda a situação, de vez que alguns estudantes se filiaram a ACEP e outros estão buscando meios próprios para viajar, o que para eles não é confortável já que faziam todas as linhas com todos os estudantes do município”, ressalta Oliveira.

Welley destacou ainda que num prazo de 20 a 30 dias toda a situação deve estar normaliza e estudantes reunidos novamente para poder fazer essas filiações e retomar o transporte dos universitários. Ele também não acredita que deva haver empecilhos para que os alunos que já se associaram à ACEP possa vir a integrar a nova associação de estudantes. “Por tudo o que já foi discutido e falado, nossa expectativa é que o preço da mensalidade paga atualmente pelos estudantes abaixe um pouco, mas não há como prometer. Estamos no processo de regularização e ainda é um pouco cedo para definir um panorama, mas são expectativas positivas”, completa.