OBMEP

Obmep está com inscrições abertas até 15 de março

Por: João Oliveira | Categoria: Educação | 10-02-2019 22:15 | 5993
Em 2018 alunos da E.E. Paraisense dirigida por Adilson Luciano se destacaram em mais uma edição da Obmep
Em 2018 alunos da E.E. Paraisense dirigida por Adilson Luciano se destacaram em mais uma edição da Obmep Foto: Arquivo

O ano letivo esta apenas começando, mas professores e estudantes já estão sendo convidados a se inscreverem e participarem da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição deste ano já está com as inscrições abertas até o dia 15 de março e a confirmação da participação do aluno deverá ser feita por cada escola. Em 2018 quatro alunos da E.E. Paraisense receberam medalhas e outros se destacaram e foram contemplados com diplomas de honra ao mérito por participarem das olimpíadas.

A inscrição deverá ser feita pela escola. Poderão inscrever-se escolas municipais, estaduais, federais e particulares, devidamente registradas no Ministério da Educação (MEC), que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para as escolas públicas as inscrições são gratuitas. Já as escolas privadas deverão pagar uma taxa de R$ 4,00 por aluno.

De acordo com o calendário da Olimpíada, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 21 de maio. No dia 5 de julho será a divulgação dos classificados para a segunda fase. Os testes da segunda etapa serão aplicados no dia 28 de setembro e a divulgação dos premiados acontecerá no dia 03 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na Obmep serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios. Foi o que ocorreu ano passado com estudantes da E.E. Paraisense que conquistaram duas medalhas de prata, uma de ouro e outra de bronze além de 11 menções honrosas. Junto com eles foram homenageados os professores Marcelo de Morais e Raquel Cristina Benassi.

Ainda de Paraíso em 2018 foram premiados alunos das escolas estaduais Benedito Ferreira Calafiori, E.E. Professora Inês Miranda Almeida e da E.E. Ana Cândida de Figueiredo. Na edição de 2018 da Obmep, os alunos das escolas públicas mineiras conquistaram 1.324 medalhas, sendo 93 de ouro, 319 de prata e 912 de bronze. Além de 8.260 menções honrosas. Da rede particular se destacaram os alunos Lucas José da Silva, do Colégio Galileo e Yasmim Sillos R. De Oliveira, do Colégio Crescer.

Sobre a olimpíada

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Criada em 2005 pelo IMPA, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.