PRÉDIO PÚBLICOS

Projeto prevê instalação de sistema de energia solar para iluminação em prédios públicos

Por: João Oliveira | Categoria: Economia | 14-02-2019 08:55 | 24817
Foto: Reprodução

Um estudo realizado pelo vereador Marcelo Morais sobre gastos do município com contas de energia elétrica motivou a criação de um projeto para o município busque formas de instalação de sistema de energia solar para iluminação em prédios públicos a fim de reduzir esses gastos públicos. De acordo com “projeto em todo prédio público municipal, deverá ser instalado sistema de energia solar, quando da sua construção, ampliação ou reforma, para geração de iluminação nos ambientes internos e externos”.

“Fizemos alguns levantamentos e pude perceber que muitas obras estão por vir, como reformas em escolas – que são necessárias – e em outros prédios públicos. Assim, por que não um projeto que prevê quando o Poder Executivo for fazer licitação já coloque em reforma, ampliação ou construção um sistema fotovoltaico para que o prédio possa gerar energia para si próprio? O que gerará reflexos no bolso do cidadão e da própria prefeitura com a economia que será feita”, destaca.

Morais sugeriu ao presidente da Casa, Lisandro Monteiro, que também pensasse na instalação de um sistema fotovoltaico na Câmara Municipal para que o Legislativo possa servir de exemplo e mostrar que é possível a autogeração de energia nos prédios públicos. “Acredito que é um projeto que vá acrescentar muito à municipalidade e irá gerar economias nos cofres”, ressalta.