O enxadrista Andrew Santos Duarte foi o melhor paraisense classificado na disputa da 73ª Etapa do Circuito Solidário de Xadrez, realizado em São Sebastião do Paraíso, no domingo,17. Ele foi o vencedor na categoria sub 08, 10 e 12, enquanto outros competidores da cidade também tiveram posições de destaques em outras faixas etárias. A competição reuniu no Clube de Xadrez, localizado em sala da Arena João Mambrini, quase 140 jogadores oriundos de praticamente 30 cidades do interior de Minas Gerais e também do estado de São Paulo.
De acordo com a organização do campeonato o Circuito Solidário de Xadrez contou com a presença de 138 competidores. As inscrições resultaram na arrecadação de 230 quilos de alimentos que deverão ser repassadas para entidades assistenciais. A etapa da competição foi dividida em três torneios, com a realização de seis rodadas.
Além de Paraíso estiveram presentes enxadristas mineiros das cidades de Guaxupé, Itaú de Minas, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende, Passos e Poços de Caldas. Do interior paulista participaram jogadores de Araras, Assis, Atibaia, Campinas, Nova Acrópole, Franca, Jaguariúna, Limeira, Mogi Guaçu, Paulínia, Rio Claro, São José do Rio Pardo, Serrana, Sorocaba e Valinhos. A competição foi dividida em três categorias sendo a Sub 08,10 e 12; Sub-14 e 16, além de Sub-18,21, Adulto Veterano e Sênior.
Entre os enxadristas parai-senses o melhor classificado foi Andrew Santos Duarte que foi o vencedor com seis pontos na Sub-8 a 12. Ainda na Sub-8 Luis Felipe Aparecido dos Santos de Paraiso ficou com o segundo lugar, enquanto que Alexandre José Spósito de Oliveira foi o sexto colocado. Na sub-12, Luis Gustavo Gabriel dos Santos obteve a 12ª colocação.
Outro destaque entre os jogadores de Paraíso foi o enxadrista Breno David Pereira Paschoa, primeiro lugar no Sub-14. Renan Ferreira Dias foi o quarto colocado e Paulo Henrique Rocha Pereira foi 11º classificado e Luis Flander Souza o 14º. Laís Cruz Lázaro, de Assis (SP) também fez seis pontos e foi a vencedora na Sub-14-16.
Leonardo Cesarini, de Araras (SP), venceu na outra subdivisão de categoria com 5,5 pontos. Na Sub-18, Matheus Gabriel Mendes de Oliveira, Gilberto Oliveira Henrique da Silva e Igor Gabriel Bezerra Sabi dividiram as posições de terceiro a quinto lugar, enquanto que Vinícius Santiago Silva Alves, foi o sétimo colocado. Na Sub-21, Kauê Franca Gomes foi terceiro, enquanto que Jair Vicente Domingues foi o quinto e Joel Cintra Borges foi o sétimo na Sênior. Danilo Epitácio Neves Rosa, foi terceiro adulto, seguido de Lázaro dos Reis Pachoa (16º), Ivan Vilaça dos Santos (19º), Reinaldo Euclides de Oliveira (23º) e Eduardo José da Silva Abreu (24º).
A próxima etapa do ano será realizada no próximo dia 24 de março. No entanto, a organização do Campeonato Solidário de Xadrez, afirma que a cidade e as demais informações serão divulgadas em breve.